O Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, localizado em Duque de Caxias está comemorando 25 anos de sua fundação. A unidade, que é referência no atendimento de emergência da Baixada Fluminense, aumentou, em pelo menos 80%, todos os tipos de atendimento com assistência de qualidade, que beneficia desde recém-nascidos a idosos de todo o Estado do Rio de Janeiro
Após a transferência da gestão para o município, o hospital passou a contar recentemente com o serviço de cirurgia bariátrica, que tem ajudado a recuperar a saúde e a qualidade de vida de pacientes com obesidade mórbida. Atualmente, o procedimento é realizado em cerca de 20 pessoas por mês, mas há previsão de que o número seja dobrado no próximo ano. Um novo tomógrafo, com capacidade para pessoas de até 315 quilos, foi instalado e o Centro Cirúrgico foi ampliado de sete para dez salas.
A unidade também ganhou em capacidade de atendimento ao retomar o serviço de ressonância magnética. A realização dos exames chegam a 1.600 por mês. O número de leitos foi ampliado de 380 para 444.
Foram reformados o Centro de Obstetrícia, a sala de Pronto Atendimento, a Ortopedia, Salas Intermediária e Vermelha, a Emergência Pediátrica e Adulta, bem como as enfermarias, entre outros.
“É um desafio a gestão de uma unidade com mais de 3 mil funcionários, mas estamos superando as dificuldades com o apoio também do Estado. Vamos concluir a reforma e entregar um hospital novo”, declarou o diretor-geral Luca Freire.
Está prevista, ainda para 2024, a ampliação do CTI e da UTI Neonatal. Há dois anos, a unidade realizava, em média, 700 intervenções cirúrgicas por mês e, atualmente, faz cerca de 1.700.