Na próxima quarta-feira, dia 2, o Comitê de Política Monetária (COPOM) realizará uma votação por maioria simples para definir o valor da taxa de juros. A reunião contará com a participação dos membros da diretoria colegiada e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Em caso de empate na votação, caberá ao presidente Campos Neto a decisão final.
Se aprovado, este será o primeiro corte dos juros em três anos, considerando que a última redução ocorreu em agosto de 2020, durante o auge da pandemia da Covid-19, quando a taxa Selic foi reduzida de 2,5% para 2% ao ano, alcançando o patamar mais baixo da história.
Atualmente, a taxa Selic está em 13,75% ao ano, mesmo com a queda da inflação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Banco Central, a expectativa da maioria do mercado financeiro é de um corte de 0,25 ponto percentual, para 13,50% ao ano, enquanto alguns analistas projetam uma redução ainda maior, de 0,5 ponto percentual, para 13,25% ao ano. O anúncio da decisão será feito no final do dia, após as 18 horas.