Dois helicópteros das polícias Civil e Militar foram atingidos por tiros na manhã desta segunda-feira (9), durante uma operação conjunta das forças de segurança na Vila Cruzeiro. A aeronave blindada da Polícia Civil foi atingida no tanque de combustível e fez um pouso de emergência no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan). Já o helicóptero da Polícia Militar foi atingido no para-brisa.
Pelo menos mil agentes das forças estaduais de segurança do Rio realizam uma grande operação de combate ao crime no Complexo da Maré ( Nova Holanda e Parque União), na Vila Cruzeiro e na Cidade de Deus. A Cúpula da Segurança Pública informou que o grande diferencial dessa operação é o uso de tecnologia, como 6 drones e câmeras de reconhecimento facial.
A polícia está com 100 mandatos de prisão para os principais chefes do Comando Vermelho (CV), a maior facção do tráfico de drogas do RJ, em resposta à morte dos 3 médicos na Barra da Tijuca, na semana passada. A quadrilha também vem travando disputas com milicianos por territórios na Zona Oeste do Rio. Entre os alvos estão Wilton Carlos Rabelho Quintanilha, o Abelha, e Edgar Alves de Andrade, o Doca. De acordo com o secretário da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Pires, o objetivo é ocupar a região e encontrar os criminosos.
O secretário estadual de Polícia Civil, José Renato Torres, afirmou que o setor de inteligência detectou uma migração de integrantes da cúpula do Comando Vermelho por essas comunidades, o que deflagrou a operação.
A polícia está com maquinário para a retirada de barricadas. (vídeo)
Moradores relataram intensos tiroteios ainda no fim da madrugada. Unidades de Saúde da Maré não funcionam hoje e 58 escolas cancelaram as aulas deixando mais de 21 mil alunos sem estudar.
Atualização
Até o momento, 4 suspeitos foram presos.
A Polícia Civil apreendeu drogas e munição no Complexo da Maré
100% das forças de segurança estão atuando com câmera corporal
Encontrado um laboratório de refino de drogas e fabricação de explosivos no Complexo da Maré
– Primeira fase concluída. No momento o território do Complexo da Maré está estabilizada para a segurança dos moradores. Agora, as equipes iniciam a busca e apreensão de material criminoso da facção.