Na corrida contra o tempo para salvar a vida de mais uma pessoa, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada pelo Rio Transplante, programa estadual de transplantes de órgãos, na manhã de sábado (5), no Rio de Janeiro. A missão: transportar médicos do Rio até Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, onde seria captado um fígado.
Por volta das 8h, o Núcleo de Operações Aéreas (NOA-RJ) da PRF foi mobilizado para levar três médicos até Campos dos Goytacazes, onde aconteceu a cirurgia de extração do órgão. O helicóptero decolou da Lagoa, na Zona Sul do Rio, em uma viagem de aproximadamente uma hora e 20 minutos, com destino ao local da captação, o Hospital Geral Dr Beda, no centro de Campos. Em seguida, retornou para a capital fluminense e o fígado foi levado para o Hospital Adventista Silvestre, no Cosme Velho, sendo a missão concluída com sucesso.
É mais um órgão transportado pela aeronave da PRF no Rio de Janeiro, em uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. A cooperação entre a PRF e a secretaria teve início em julho deste ano.
Operações Aéreas
O Núcleo de Operações Aéreas (NOA-RJ) foi criado no Rio de Janeiro em 2016. Localizado na sede da superintendência do órgão no estado, na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), possui um hangar com uma aeronave multimissão modelo AW119 (Koala). O helicóptero é dotado de capacidade para policiamento, defesa civil e serviço aeromédico.
Missões que buscam a preservação da vida fazem parte das atividades da PRF, como o transporte de órgãos e tecidos realizados nas atividades de operações aéreas, de acordo com as diretrizes institucionais em defesa da vida.