A Acadêmicos do Grande Rio já escolheu o samba-enredo para o Carnaval de 2024. Entre várias apresentações notáveis, a composição de Derê, Marcelinho Júnior, Robson Moratelli, Rafael Ribeiro, Tony Vietinã e Eduardo Queiroz se destacou entre as outras três finalistas, tornando-se vencedora da competição promovida pela escola de samba de Duque de Caxias.
O samba-enredo escolhido irá embalar o desfile da agremiação no Sambódromo da Marquês de Sapucaí no próximo ano, com o tema “Nosso Destino É Ser Onça”, idealizado e desenvolvido pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora. Essa temática visa fazer uma reflexão sobre a simbologia da onça no contexto artístico e cultural brasileiro, abordando temas como antropofagia e encantaria.
A Acadêmicos do Grande Rio desfilará como a quarta escola no Grupo Especial no domingo de Carnaval, marcado para o dia 11 de fevereiro, em busca do seu segundo título no Carnaval carioca. Os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora já se destacaram na escola com seu trabalho anterior, conquistando um vice-campeonato no Carnaval de 2020 com o enredo “Tata Londirá – O Canto do Caboclo no Quilombo de Caxias”, sobre Joãozinho da Gomeia. Em seguida, conseguiram o título tão almejado para a escola de Duque de Caxias com “Fala Majeté! Sete Chaves de Exu”, que desmistificava a figura do orixá.
Após um sexto lugar no Carnaval de 2023, em que homenagearam o cantor e compositor Zeca Pagodinho, a dupla de carnavalescos busca novamente a vitória com “Nosso Destino É Ser Onça”, explorando a simbologia desse animal no contexto artístico e cultural do Brasil.