Ouça agora

Ao vivo

OdontoSesc inicia atendimentos em Angra dos Reis
Angra dos Reis
OdontoSesc inicia atendimentos em Angra dos Reis
BC confirma chegada de PIX por aproximação
Destaque
BC confirma chegada de PIX por aproximação
SAMU ganha 280 novas ambulâncias
Brasil
SAMU ganha 280 novas ambulâncias
Prorrogado o calendário de licenciamento de veículos de 2024
Estado
Prorrogado o calendário de licenciamento de veículos de 2024
Miguel Pereira é escolhida como cenário para ‘Se Eu Fosse Você 3’
Entretenimento
Miguel Pereira é escolhida como cenário para ‘Se Eu Fosse Você 3’
Governador e presidente da Alerj participam juntos de inaugurações de obras
Política
Governador e presidente da Alerj participam juntos de inaugurações de obras
Ex-prefeito de Caxias e secretário de estado é alvo de operação da PF sobre falsificação de carteira de vacinação de Bolsonaro
Política
Ex-prefeito de Caxias e secretário de estado é alvo de operação da PF sobre falsificação de carteira de vacinação de Bolsonaro

Grande evento muda trânsito na Barra da Tijuca

As interdições de trânsito acontecem a partir das 14h de sábado (19) às 3h de domingo (20). O BRT terá uma operação especial das 11h do sábado às 4h de domingo. O MetrôRio terá seu horário estendido na estação do bairro.
Foto: Reprodução

A prefeitura montou um esquema especial para o evento “Garota Vip”, que tem como  principal atração o cantor Wesley Safadão e acontece no sábado (19), no Parque Olímpico, com interdições de trânsito na região das 14h de sábado às 3h de domingo (20).

O BRT terá uma operação especial das 11h do sábado às 4h de domingo. O MetrôRio terá seu horário estendido na estação Jardim Oceânico.

Não haverá estacionamento para os veículos destinados ao evento. Por isso, a prefeitura recomenda o uso dos transportes públicos. O BRT será o principal meio de chegada aos Shows.

A Mobi-Rio montou um esquema especial, com três serviços eventuais, para atender ao público do evento. Eles sairão de três pontos a partir das 11h: Terminal Jardim Oceânico (até o Terminal Centro Olímpico), Terminal Alvorada (até o Terminal Centro Olímpico) e Terminal Paulo da Portela (que passará nas estações Praça Seca, Taquara e Tanque e fará parada no Morro do Outeiro).

Para não prejudicar os usuários do sistema, as linhas regulares que circulam no sábado serão mantidas com funcionamento normal.

Para ida e volta do evento, o passageiro deverá ter o novo bilhete Jaé ou o Riocard recarregado com R$ 17,86. Na entrada do evento, o passageiro vai validar o bilhete de volta e receber uma pulseira que garante o retorno nos serviços que sairão do Terminal Centro Olímpico (para o Jardim Oceânico e Terminal Alvorada) e da estação Morro do Outeiro (para o Terminal Paulo da Portela, em Madureira, com parada nas estações Tanque, Taquara e Praça Seca).

Não haverá um cartão especial para ser comprado anteriormente para o evento. O usuário deverá utilizar o Jaé ou o Riocard, que devem ser recarregados com antecedência.

Como será a operação no trânsito?

A CetRio montou esquema especial que contará com a participação de 140 agentes, entre operadores e equipe de apoio, nove veículos operacionais e 18 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez do trânsito, coibir irregularidades e orientar pedestres e motoristas.

Já a Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal vão atuar com 360 agentes e seis órgãos (Subsecretaria de Operações, Coordenadoria de Controle Urbano, Superintendência de Táxis, Gerência de Fiscalização de Estacionamento e Reboques e BRT Seguro) para realizar as ações de ordenamento, controle do trânsito, fiscalização de táxis e de estacionamento irregular para o festival.

Dez reboques estarão na região para as remoções de veículos estacionados ilegalmente na área. Eles vão ficar em pontos estratégicos e circulando na área do evento. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

O efetivo do BRT Seguro (74 agentes) ficará responsável pela segurança e ordenamento nos terminais Jardim Oceânico, Alvorada, Recreio e Paulo da Portela, além das estações Rio 2, Parque Olímpico, Morro do Outeiro e Pedro Corrêa.

71 garis e 16 agentes de limpeza urbana também vão atuar na área do evento.

E o Metrô?

Metrô na Superfície (MNS) – Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

Sábado (19/8): das 5h às 23h30

Domingo (20/8): 7h às 22h30

Metrô – Linhas 1, 2 e 4

Sábado (19/8): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca até 4h30

Domingo (20/8): das 7h às 23h

Transferência entre as linhas 1 e 2

Sábado (19/8): no trecho compartilhado entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro até meia-noite. Depois desse horário, os trens partem direto da estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca para a Pavuna (linha 2) e Uruguai/Tijuca (linha 1)

Domingo (20/8): no trecho compartilhado entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro

Como serão as interdições?

Sábado (19/8), das 14h às 3h de domingo (19/08):

-Av. Embaixador Abelardo Bueno, no trecho compreendido entre a Estrada Pedro Corrêa e Av. Salvador Allende

– Av. Salvador Allende, pista lateral, sentido Estrada dos Bandeirantes, entre a agulha da pista lateral para a pista central, na altura da Rua Pedro Calmon até a agulha da pista central para a pista lateral, próximo à Estação Morro do Outeiro do BRT

– Rua Aroazes

– Rua Jaime Poggi

– Rua Francisco de Paula, no trecho compreendido entre a Av. Embaixador Abelardo Bueno e a Av. Jaime Poggi

– Rua Jorge Faraj

E as rotas alternativas?

Os veículos que normalmente trafegam pela Av. Embaixador Abelardo Bueno deverão utilizar as seguintes rotas alternativas:

Recreio – Jacarepaguá
Av. Lucio Costa, Av. das Américas e Av. Ayrton Senna

Centro (via Linha Amarela) – Recreio/Vargens
Os veículos provenientes do Centro, via Linha Amarela, deverão utilizar a Av. Ayrton Senna, Av. das Américas e Av. Benvindo de Novaes

Barra/Recreio – Transolímpica
Deverão seguir pela Av. Salvador Allende. Aqueles que estiverem na Av. Emb. Abelardo Bueno poderão seguir pela Estrada Arroio Pavuna, Estrada dos Bandeirantes e acessar a Transolímpica utilizando a Estrada Calmete.

Lembrando:

  • É recomendado que os motoristas evitem passar pela região nos horários das interdições, procurando antecipar o horário de seus deslocamentos
  • É importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e de toda a sinalização implantada na área
  • O uso do transporte público é a melhor opção para o deslocamento ao evento.