O processo de cessão de uso do imóvel da antiga Estação Ferroviária de Glicério, em Macaé, no Norte do estado, deve ser concluído em 30 dias. A previsão foi definida nesta quinta-feira (28) pela prefeitura e o Governo Federal, agilizando assim o planejamento das obras de restauração deste patrimônio histórico e cultural da cidade.
Os trâmites finais do termo de cooperação entre a prefeitura e a Superintendência de Patrimônio da União (SPU), com autorização do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foi discutido nesta quinta pelo prefeito Welberth Rezende e o secretário municipal de Cultura, Leandro Mussi, junto ao Secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano.
“Após mais de uma década de espera, a abriga Estação de Glicério vai pertencer, em definitivo, ao patrimônio histórico de Macaé, permitindo assim que as obras de restauração daquele espaço sejam iniciadas em breve”, afirmou o prefeito.
A restauração da antiga Estação de Glicério foi um dos projetos de Macaé discutidos durante a Caravana Federativa, realizada nesta sexta-feira (29), no Rio de Janeiro, pelo Ministério de Relações Institucionais junto ao governo do Estado.
Durante o evento, o prefeito Welberth e Leandro Mussi também se reuniram com os superintendentes estaduais do SPU, Pedro Paulo, e do IPHAN, Pedro Vidal, que reforçam a previsão de 30 dias para a conclusão e assinatura do termo de cessão de uso da antiga Estação de Glicério.
“Essa é uma consulta real para a Cultura de Macaé, após 11 anos de espera. O projeto de restauração já está pronto e será executado tão logo a cessão de uso seja assinada. Essa é mais uma ação de resgate das nossas tradições, históricas e culturais da nossa cidade”, reforçou Leandro.