Ouça agora

Ao vivo

OdontoSesc inicia atendimentos em Angra dos Reis
Angra dos Reis
OdontoSesc inicia atendimentos em Angra dos Reis
BC confirma chegada de PIX por aproximação
Destaque
BC confirma chegada de PIX por aproximação
SAMU ganha 280 novas ambulâncias
Brasil
SAMU ganha 280 novas ambulâncias
Prorrogado o calendário de licenciamento de veículos de 2024
Estado
Prorrogado o calendário de licenciamento de veículos de 2024
Miguel Pereira é escolhida como cenário para ‘Se Eu Fosse Você 3’
Entretenimento
Miguel Pereira é escolhida como cenário para ‘Se Eu Fosse Você 3’
Governador e presidente da Alerj participam juntos de inaugurações de obras
Política
Governador e presidente da Alerj participam juntos de inaugurações de obras
Ex-prefeito de Caxias e secretário de estado é alvo de operação da PF sobre falsificação de carteira de vacinação de Bolsonaro
Política
Ex-prefeito de Caxias e secretário de estado é alvo de operação da PF sobre falsificação de carteira de vacinação de Bolsonaro

Governo do Estado anuncia chamamento público para a Linha 3 do metrô

Sonho que desafia gerações, linha que liga a Praça XV a Itaboraí surge novamente como uma das soluções para a mobilidade urbana da Região Metropolitana do Rio.
Desenho simula eventual itinerário da Linha 3 - Foto: Divulgação

O Governo do Rio deve lançar na semana que vem um chamamento público para fazer a modelagem da licitação para a Linha 3 do metrô, que deve ir da Praça XV, na Zona Portuária do Rio, a Itaboraí, na Região Metropolitana, passando por Niterói e São Gonçalo. A informação foi confirmada pelo estadual de Transportes, Washington Reis.

O sonho de um modal de transporte ferroviário que liga o Rio de Janeiro a Niterói e a região leste da Baía de Guanabara data de fins do século XIX, sob o reinado de Dom Pedro II, mas foi apenas em 1968 que o projeto original do metrô esboçou o trajeto conhecido hoje como linha 3. Na época, os ramais de trem já ligavam a Zona Oeste ao Centro da cidade. A Linha 1 do metrô iria da Zona Sul a Jacarepaguá, passando pelo Centro – onde acabou parando. A Linha 2 iria da Zona Norte ao outro lado da Baía de Guanabara, mas a ideia ficou pelo caminho.

Obras chegaram a ser realizadas para a futura implantação da travessia, passando pela atual estação da Carioca – um nível abaixo do que é utilizado hoje -, mas lá se vão mais de quatro décadas de abandono.

O último desenho da linha 3 é de 2015 e classifica o projeto como a maior integração intermodal do Brasil. Planejada para ligar o Centro do Rio a Niterói, o metrô seguiria por um túnel a ser escavado por baixo da Baía de Guanabara. Do outro lado da Baía, a linha do metrô seguiria a antiga linha de trem, passando por Alcântara e chegando na Estação Guaxindiba.

Um estudo de viabilidade vai apontar se a futura Linha 3 será subterrânea, de superfície ou até mesmo se haverá alguma travessia férrea sob a Baía de Guanabara.