A dupla de apresentadores do matinal local da TV Globo Rio foi advertida por fazer media training. A ação vem após a demissão da repórter carioca, Lívia Torres, que participou, paralelo ao contrato com a vênus platina, de uma apresentação de um evento da CBF.
Flávio Fachel e Silvana Ramiro, âncoras que apresentam o telejornal matinal diário ‘Bom Dia Rio’, receberam a informação, após a emissora carioca fazer um levantamento dos ‘bicos’ que a dupla fazia.
Em seu perfil do LinkedIn, Silvana Ramiro exibia que fazia media training e até gerenciamento de crises, atividade exercida por assessores de imprensa. Ela se intitulava como “Apresentadora de TV | Treinamentos em Comunicação | Media Training | Gerenciamento de Crise | Mentoria Executiva | Mestre de Cerimônias | Mediações e Palestras”. Após a publicação da advertência, a apresentadora alterou a página e passou a se apresentar apenas como “Apresentadora | Carioca | Madrugadora. Além disso, foi descoberto que Silvana prestou serviços para os hospitais da Rede D’or e para Secovi Rio, sindicato que presta assessoria a condomínios, imobiliárias e incorporadoras.
Já seu colega de madrugada, Flávio Fachel, fez parte recentemente de um media training, como entregavam os posts publicados nas redes sociais e posteriormente apagados.
Os chefes de jornalismo da emissora conversaram com cada apresentador individualmente, além de outros profissionais que ganhavam dinheiro extra fazendo eventos. Os jornalistas foram orientados a não assumirem compromissos externos sem consultar empresa.
A TV Globo proíbe, em contrato, de repórteres e apresentadores do departamento jornalístico da emissora, de participarem de apresentações de eventos externos. Recentemente, os jornalistas da área esportiva ganharam esse direito, mas precisam de autorização e aprovação da emissora antes de gravar qualquer comercial.
A dupla Silvana e Fachel fazem sucesso pela química na apresentação do telejornal. Diariamente, o Bom Dia Rio registra mais que o dobro da audiência das emissoras concorrentes na cidade, colocando o telejornal como o mais assistido entre a programação local matutina da TV Globo no país.