O volante Gabriel Pires deve estar à disposição do técnico Bruno Lage no confronto com o Guaraní, do Paraguai, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O camisa 14 teve lesão na panturrilha e não entra em campo desde o dia 20 de maio, na vitória do Botafogo por 1 a 0 sobre o Fluminense.
No Benfica, Gabriel Pires foi um dos pilares do time comandado por Bruno Lage. Era titular absoluto da equipe portuguesa. Agora, no Botafogo, ele tem a oportunidade de trabalhar novamente com o português, sendo mais uma opção para o meio-campo.
Com Luís Castro, antes de se lesionar, vinha sendo titular e peça importante ao lado de Marlon Freitas e Eduardo. O volante alia força física e técnica, o que faz com que ajude bastante no esquema de jogo. De acordo com o SofaScore, em 2023, Gabriel Pires tem média de cinco bolas recuperadas por partida e, em 19 jogos, deu 22 passes decisivos.
O duelo de ida com o Guaraní-PAR será nesta quarta-feira (2), às 19h, no Estádio Nilton Santos. A equipe paraguaia foi a líder do Grupo B, com três vitórias, dois empates e uma derrota. No campeonato local, é o sexto na tabela, com sete pontos somados em 12 disputados.