Equipes dos Grupamentos de Ronda Escolar (GRE) e da Ronda Maria da Penha (RMP) terão atuação especial nos dias dos eventos relacionados ao G20 no entorno do Aterro do Flamengo e na praia do Flamengo.
Os guardas da Ronda Escolar vão distribuir pulseiras de identificação para crianças que acessarem as passagens subterrâneas da Av. Infante Dom Henrique, no Flamengo. E as equipes da RMP também estarão presentes nesses pontos, distribuindo material de conscientização para coerção à violência contra a mulher. As passagens subterrâneas serão o único acesso permitido ao público para a Praia do Flamengo.
A ação começa nesta sexta-feira (15/11) e vai até terça-feira (19/11), quando se encerra a cúpula global. Nesse período, feriado prolongado na cidade, a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) fará o controle de acesso de pessoas às áreas onde acontecerão os eventos do G20 no entorno do Museu de Arte Mordena (MAM), na região. Além do efetivo das Rondas Escolar e Maria da Penha, também haverá guardas municipais atuando nas passarelas e ao longo de toda a Av. Infante Dom Henrique, promovendo o ordenamento urbano e do trânsito e, ainda, cuidando também da segurança dos cidadãos.