Começou nesta quarta-feira (20), o G20, encontro das principais economias do planeta na Cidade Maravilhosa.
Entre os destaques do dia, estão a abertura do G20 Social, no Museu do Amanhã; o início dos trabalhos no maior encontro de prefeitos do Mundo, o U20, no Armazém da Utopia; e vários shows gratuitos do Aliança Global Festival na Praça Mauá, com apresentação de Daniela Mercury, Diogo Nogueira e Seu Jorge, entre outros.
No Cria G20, que acontece no Píer Mauá, haverá mais encontros com o objetivo de impulsionar ideias e soluções concretas para um futuro mais justo e sustentável do planeta.
Cúpula do G20 Social
Com foco em debates voltados para questões sociais, de desenvolvimento sustentável e inclusivo, o G20 Social é um evento paralelo a Cúpula do G20 – a reunião de líderes das 19 principais economias do planeta, mais a União Europeia e a União Africana.
A abertura do G20 Social acontece nesta quinta, no Museu do Amanhã, na Região Portuária da cidade.
Mesa de abertura no Museu do Amanhã (MdA):
- Márcio Macêdo, Ministro de Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República
- Janja Lula da Silva, Primeira-dama do Brasil
- Embaixador Mauro Vieira, Ministro de Estado das Relações Exteriores
- Fernando Haddad, Ministro de Estado da Fazenda
- Margareth Menezes, Ministra de Estado da Cultura
- Morgan Ody, representante da Sociedade Civil Internacional
- Edna Rolland, Representante da Sociedade Civil Brasileira
Além da mesa de abertura com a presença de autoridades do governo brasileiro, centenas de outros encontros acontecem no Museu do Amanhã, Armazém 2, Armazém 3, Armazém da Utopia e no Espaço Kobra.
São rodas de conversas, palestras, debates e painéis sobre desafios sociais globais, como desigualdade, pobreza, saúde, educação, desenvolvimento sustentável e direitos humanos. Ao todo, serão 197 reuniões só nesta quinta-feira.
Como parte da programação do G20 Social, o G20 Favelas também terá sua agenda própria. O evento visa ampliar a participação da sociedade civil nas discussões do G20.
O principal destaque do dia no G20 Favelas é a mesa de debate sobre a promoção de Direitos Humanos, no Complexo Portinho, na Avenida Rodrigues Alves, 135,. O encontro vai debater o papel da mídia na visibilidade e proteção dos direitos humanos nas favelas.
Entre os convidados, participam da mesa o português Nuno Varela, referência do movimento do hip hop em Portugal e empreendedor social dedicado a projetos comunitários; o ex-jogador de futebol nascido no Zimbabué, Alexander Maseko; e o artista e cineasta de Gana, Prince Kojo-Hilton.
Cria G20
A programação do encontro global no Rio também conta com o projeto Cria G20, que vai acontecer no Píer Space, no centro do Rio, de 14 a 16 de novembro.
Por meio de diálogos abertos, o evento mira ampliar o debate e se propõe a inspirar ações para um mundo sem fome, com justiça climática e menos desigualdade.
O destaque é a presença do influenciador Felipe Neto. Com o título “Construindo iniciativas de educação midiática e saúde mental no ambiente escolar”.
Tem ainda o G20 Talks – Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Participam a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, a diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello, a influenciadora Surthany Cooks e a ativista de direitos humanos sul-africana Nomzamo Mbatha.
U20
O Urban 20 (U20) é o fórum dos prefeitos do G20. Esse é o maior encontro de cidades do mundo e a plenária com a participação de prefeitos e delegações de mais de 100 cidades acontece no domingo (17), na Região Portuária do Rio.
Porém, além da reunião principal com os chefes de grandes cidades, o evento conta com uma intensa programação paralela no Armazém da Utopia, na região central da cidade. É o U20 Rio Summit, que terá programação aberta para o público que garantiu sua inscrição.
As atividades acontecerão em quatro palcos, focados em três temas: clima, social e governança. Serão mais de 60 horas de conteúdo, em painéis que acontecerão das 9h às 18h, de quinta-feira, dia 14, a sábado, dia 16.
A abertura dos trabalhos, nesta quinta, tem a presença do prefeito Eduardo Paes, no Armazém Utopia. Os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Jader Filho (Cidades) também vão participar da cerimônia.
Em seguida, haverá sessões sobre financiamento para projetos de resiliência urbana, incluindo descarbonização do transporte e apoio a startups, com a participação de organizações como Columbia Climate Hub, CEBRI e World Resources Institute.
O destaque do dia é o lançamento do Brazil Hub, do Centro da Coalizão de Financiamento Climático Urbano (CCFLA), que facilitará o acesso a financiamento para infraestrutura climática.
Aliança Global Festival
Como não poderia ser diferente, se tem megaevento no Rio de Janeiro então tem festa na cidade. E o palco oficial da festa do G20 no Rio será a Praça Mauá, no Centro, que receberá o Aliança Global Festival. Entrada gratuita.
O evento tem o objetivo de promover engajamento e discussões sobre a principal marca da presidência brasileira do G20, que é a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Os shows começam sempre a partir das 17h, e antecede a Cúpula de Líderes do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro.
O Aliança Global Festival foi inspirado em concertos internacionais como o Live Aid 1985 e o Free Nelson Mandela Concert 1988, ambos em Londres.
Shows desta quinta: “Muito Obrigado Axé” incluem nomes como Daniela Mercury; Diogo Nogueira e Seu Jorge.