A Frente Parlamentar de Combate à Pedofilia e Enfrentamento à Exploração e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes foi instalada, nesta quarta-feira (25/10), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A reunião aconteceu no plenário do Parlamento fluminense, e entre os objetivos da frente estarão o diálogo com o Governo Estadual para implantação de mais delegacias especializadas nesse tipo de crime e a criação de um canal de denúncias desses casos .
De acordo com a coordenadora da frente parlamentar, deputada Célia Jordão (PL), a criação do colegiado é fundamental, sobretudo, para propor medidas a fim de avançar no combate aos casos de violações de direitos que envolvem crianças e adolescentes, que, segundo a parlamentar, em muitas situações, sequer são notificados às autoridades.
“Vemos o quanto é grave essa violação de direitos, de abuso, de exploração sexual e pedofilia que acontece em nosso estado. Casos estes que, muitas das vezes, não chegam ao conhecimento das autoridades, por isso é importante intensificarmos esse trabalho, através da frente parlamentar. Contamos com a parceria dos órgãos do sistema de garantia de direitos, como o Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, os Conselhos Tutelares, assim como de toda a sociedade civil organizada”, explicou Jordão.
A secretária-geral do colegiado, deputada Tia Ju (REP), afirmou que a frente estudará a criação de um canal para recebimento de denúncias via WhatsApp. Ela salientou ainda que é preciso haver maior atenção aos crimes cometidos por meio da internet. “Nós precisamos trabalhar com os canais de denúncias que já temos, mas acho importante que se tenha um canal específico da frente, que possui um olhar investigativo. Existe o Disque 100, que é nacional, e é nosso dever criar ferramentas que aproximem a população do Parlamento”, acrescentou Tia Ju.
O vice-coordenador da frente, deputado Munir Neto (PSD), pontuou que o colegiado realizará ações em conjunto com a Comissão de Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso, presidida por ele na Alerj. “Foi uma honra muito grande receber esse convite da deputada Célia Jordão. Fui secretário de Assistência Social em Volta Redonda por 15 anos e, com essa experiência, quero ajudar a melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes. É preciso fortalecer os serviços que já existem e implementar novas iniciativas de combate à pedofilia”, comentou o deputado.
Vão compor também a frente os deputados Dr. Serginho (PL), Fred Pacheco (PMN), Márcio Gualberto (PL), Samuel Malafaia (PL) e Val Ceasa (Patriota).
A reunião foi acompanhada por 20 mulheres estudantes de Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que visitaram a sede da Alerj.