Nas próximas duas semanas, uma forte onda de calor está prestes a afetar o Brasil. Conforme alertado pela MetSul, todas as cinco regiões do país sentirão os efeitos desse fenômeno, que pode resultar nas temperaturas mais altas já registradas no mês de setembro e até mesmo quebrar recordes em algumas localidades. A expectativa é que o auge do calor ocorra entre o final desta semana e o início da próxima. Uma massa de ar quente está prevista para se espalhar por todo o território nacional nos próximos dias, intensificando ainda mais na segunda metade da semana, com temperaturas excepcionalmente elevadas. Esse calor intenso e extremo representa um risco significativo.
As previsões apontam que temperaturas em torno dos 40ºC serão observadas em estados como Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão. De acordo com o alerta da MetSul, os estados mais impactados deverão ser Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com temperaturas ultrapassando os 40ºC na maioria de suas cidades. Na região do Pantanal e áreas próximas, as temperaturas podem se tornar ainda mais extremas. Além disso, altas temperaturas estão previstas em várias cidades do Norte, de Goiás, do Sudeste do Brasil e em alguns estados do Nordeste, como o Oeste da Bahia, Maranhão e Piauí. No Rio de Janeiro, algumas áreas do estado também podem registrar temperaturas superiores a 40ºC no próximo final de semana. Em Minas Gerais, as regiões do Triângulo Mineiro e do Noroeste do estado devem ser as mais afetadas pelo calor extremo.
Vale destacar que recordes de temperatura podem ser quebrados durante essa onda de calor excepcional. Até o momento, a temperatura mais alta oficialmente registrada no Brasil foi de 44,8°C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020, conforme enfatizado pela MetSul. A consultoria observa que recordes mensais, e até mesmo recordes absolutos, podem ser superados durante esse período de calor extremo. A cidade de São Paulo está entre os locais onde as temperaturas poderão atingir níveis recordes. Entre os vários dias de calor intenso a extremo previstos para o estado, a temperatura deverá se manter próxima ou acima dos 40ºC. No interior e na capital, há a possibilidade de temperaturas tão altas quanto 37ºC a 39ºC.