Tão sonhada pela torcida, a volta de Alexsander irá acontecer ainda este mês. Se por um lado o Fluminense perdeu Marcelo para as quartas de final da Libertadores no julgamento da Conmebol, por outro o time poderá contar com o volante, que também pode jogar como lateral-esquerdo, no mata-mata do torneio sul-americano. Os jogos contra o Olimpia, do Paraguai, serão nas semanas dos dias 23 e 30 de agosto.
Fora há 93 dias, Alexsander se recuperou de duas lesões no período: uma em maio, no joelho esquerdo, e outra em junho, na coxa direita. A previsão era que só voltasse a jogar em setembro, mas sua evolução foi tão rápida que ele já retornou aos treinos com o grupo desde o início do mês. Mas o clube vem fazendo um reforço em sua preparação antes da volta, como fez com Keno e Martinelli.
O planejamento do Fluminense é que ele já volte a ser relacionado para ser opção nas próximas partidas (se não for contra o Grêmio neste domingo, deve ser diante do América-MG no outro sábado) e comece a ganhar minutos para readquirir ritmo de jogo antes das quartas de final. Ele já poderia ter ido para o banco contra o Argentinos Juniors na última terça, mas preferiram segurar mais um pouco.
O técnico Fernando Diniz vem conversando bastante com o garoto, de 19 anos, ao longo de sua recuperação. Com Alexsander, o treinador ganha opção para a lateral esquerda, onde o recém-contratado Diogo Barbosa vem jogando nas ausências de Marcelo, e para o meio de campo, onde Lima vem jogando na função de segundo volante, mas vem sofrendo com críticas da torcida.
Alexsander não joga pelo Fluminense desde que sofreu um estiramento no ligamento colateral medial do joelho esquerdo na vitória por 2 a 0 em cima do Cruzeiro, no Mineirão, dia 10 de maio. Na ocasião ele deixou o estádio de muletas e com proteção no joelho. De lá para cá, Alexsander ficou de fora dos 20 jogos que o Flu disputou.
O volante havia perdido alguns jogos do início do Campeonato Carioca por causa da disputa do Sul-Americano Sub-20. Após voltar, foi titular sempre que entrou em campo, jogando tanto na lateral esquerda quanto no meio de campo, onde prefere atuar.
Alexsander estreou pelo profissional do Fluminense no fim de 2022 e participou de três jogos. Nesta temporada, se consolidou no time titular, tendo jogado em 17 partidas. Ele ainda marcou dois gols e deu duas assistências.