O mercado está aquecido, o Chelsea já manifestou interesse, e o Flamengo estipulou preço para negociar Matheus França: 25 milhões de euros (R$ 133 mi), admitindo que o montante seja alcançado com variáveis.
Com 19 anos e já na segunda temporada consolidado entre os profissionais, o meia-atacante é a bola da vez rubro-negra no mercado, e o clube sabe disso. Não é de hoje que há expectativa de investidas certeiras no mercado europeu, em especial da Premier League, e o Chelsea deixou nas últimas semanas que tem o jovem na mira.
Depois de sondagens sem profundidade de Bayer Leverkusen e Crystal Palace, além de uma proposta do Newcastle, o clube de Londres não formalizou proposta, mas abriu conversas para deixar claro que Matheus França é um dos alvos para a janela que ficará aberta até o dia 1º de setembro.
O jogador já esteve em contato com interlocutores dos Blues e tem ciência da situação. O vazamento da informação na imprensa inglesa, por sua vez, diminuiu a pressa do Chelsea, mas não o desejo. Por mais que haja outros jovens prospectados, as condições apresentadas pela tirá-lo do Flamengo e a rodagem entre os profissionais são pontos favoráveis.
Com um profusão de opções no setor ofensivo e em busca de nomes de peso no mercado, como Claudinho, o Flamengo tem as portas abertas para uma proposta oficial e passou a mensagem de que aceita uma transação na casa dos 25 milhões de euros. Inicialmente, o desejo do Chelsea é pagar 20 milhões de euros fixo e mais 5 milhões através de bônus por perfomance a serem discutidos entre as partes.
No momento, a negociação está em compasso de espera. Entretanto, há expectativa entre os envolvidos de novos capítulos no decorrer da janela.
Alçado aos profissionais aos 17 anos, no final de 2021, em derrota por 1 a 0 para o Santos, no dia 6 de dezembro, Matheus França subiu definitivamente no ano seguinte, quando superou uma grave lesão para somar 23 jogos e seis gols.
Em 2023, o jovem já entrou em campo em 27 partidas e foi às redes três vezes. No total, são 52 jogos, nove gols e os títulos da Libertadores e da Copa do Brasil do ano passado.
Atualmente, o Flamengo conta com 11 nomes no setor ofensivo: além de França e Gerson, que tem atuado mais avançado com Sampaoli, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Victor Hugo, Gabriel, Bruno Henrique, Everton Cebolinha, Pedro e Matheus Gonçalves.