Ouça agora

Ao vivo

‘Ainda estou aqui’ e Fernanda Torres são indicados ao Oscar 2025
Destaque
‘Ainda estou aqui’ e Fernanda Torres são indicados ao Oscar 2025
TCU bloqueia R$6 milhões do Programa Pé-de-Meia
Brasil
TCU bloqueia R$6 milhões do Programa Pé-de-Meia
Morre Piruinha, bicheiro mais velho da antiga cúpula do jogo no Rio, aos 95 anos
Destaque
Morre Piruinha, bicheiro mais velho da antiga cúpula do jogo no Rio, aos 95 anos
Sonho do novo estádio do Flamengo fica cada vez mais distante devido à questões técnicas
Destaque
Sonho do novo estádio do Flamengo fica cada vez mais distante devido à questões técnicas
Polícia investiga a morte de uma das filhas da ex-deputada federal, Flordelis
Destaque
Polícia investiga a morte de uma das filhas da ex-deputada federal, Flordelis
PP sela acordo para reeleição de Rodrigo Bacellar na Mesa Diretora da Alerj
Política
PP sela acordo para reeleição de Rodrigo Bacellar na Mesa Diretora da Alerj
Ladrões que praticavam roubos no centro de Maricá são presos
Maricá
Ladrões que praticavam roubos no centro de Maricá são presos

Final da Copa Truck e 8ª etapa da NASCAR Brasil terão sistema de filmagem

Vídeo Assistant Steward (VAS) vem para auxiliar os comissários desportivos
Fórmula Truck
Foto: Divulgação/ Fórmula Truck

O Autódromo de Interlagos será palco da decisão da Copa Truck e da NASCAR Brasil no próximo dia 10 de dezembro. Essa etapa da competição terá uma novidade: a implantação do sistema de filmagem para apoio aos comissários desportivos e à direção de prova, conhecido como VAS – Video Assistante Steward. A tecnologia é semelhante ao VAR no futebol.

A empresa Kallimage, responsável por filmagens esportivas e operacionais há mais de 20 anos, cuidará da instalação e operação do sistema composto por 29 câmeras espalhadas em pontos estratégicos no traçado da pista para que sejam os “olhos” dos comissários desportivos na pista. O objetivo é auxiliar nas decisões técnicas e esportivas.

“Temos tecnologia avançada para oferecer o que há de melhor. O VAS é mais sofisticado e complexo do que o VAR no futebol. Nos estádios, as câmeras estão sempre apontadas para um lance, nos entornos da bola e o árbitro pode paralisar a partida para analisar o replay do lance pelo tempo que achar necessário”, disse conta André Pires, proprietário da Kallimage, antes de prosseguir:

“No automobilismo, a dificuldade é muito maior, pois com os carros espalhados pela pista e disputando posições, podem haver, simultaneamente, várias infrações, incidentes de penalização e acidentes em todos os pontos do traçado. O diretor de prova não pode parar a corrida para analisar cada lance. Todas as decisões precisam ser muito rápidas, precisas e certeiras, pois qualquer penalidade a um piloto infrator deve ser aplicada antes da corrida acabar”, finalizou.