O torcedor do Fluminense pode ficar tranquilo em relação à participação da equipe no Mundial de Clubes, na Arábia Saudita. A FIFA garantiu que o Tricolor vai disputar a competição, mesmo com o caso da destituição de Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da CBF e a nomeação de José Perdiz, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Futebol, como interventor na entidade.
A FIFA informou que acompanha o caso e mantém cautela quanto a qualquer decisão sobre desfiliação da Confederação Brasileira de Futebol. A entidade máxima do futebol mundial ressaltou que Ednaldo Rodrigues ainda tem um recurso a ser julgado. Por esse motivo, vai aguardar o resultado dessa ação.
Além das questões referentes à segurança jurídica do caso, a FIFA já tem todo o planejamento para a disputa do Mundial de Clubes montado e contando com a presença do Fluminense na competição. Qualquer mudança, restando menos de uma semana para o início do torneio pode descredibilizar o campeonato e abalar a imagem da entidade.
Vale lembrar, no entanto, que no Regulamento Geral da entidade existe a previsão sobre a interferência estatal (do Governo Federal ou de órgãos do Estado) no futebol. Caso isso ocorra, a Federação/ Confederação Nacional pode sofrer as sanções impostas pela FIFA, que afetam tanto os clubes daquele país, quanto a Seleção Nacional.