Foi reaberta na noite deste sábado (10), a Igreja de Nossa Senhora dos Mercadores da Lapa, na Rua do Ouvidor, Centro do Rio. Diversos fiéis compareceram ao templo para assistir a missa ministrada pelo cardeal-arcebispo Dom Orani Tempesta e celebrar a fé e a retomada do local, que ficou quatro anos fechado para reformas após ser interditado pela Defesa Civil.
A igreja, inaugurada em 1750, é uma das primeiras construções tombadas na cidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O templo tem traços nos estilos rococó e barroco, o que o torna um verdadeiro marco histórico, cultural e devocional da fé católica.
Antes da cerimônia, o arcebispo do Rio agradeceu a intervenção de empresários na reforma do espaço, que segundo ele, faz parte da história da cidade e do país. “Essa igreja é um marco da história do Rio de Janeiro. Desde o século XVIII, tem aqui uma devoção dos mercadores. Durante alguns anos, ela esteve fechada devido a questões de problemas de segurança. A Arquidiocese, que não é dona da igreja, fez uma intervenção na Irmandade, que não tinha mais condições, e nomeou uma pessoa para ser comissário e motivou muitos empresários para tomarem conta e restaurarem a igreja. Agradecemos muito esse interesse dos empresários. Pode ser um sinal da história do Rio de Janeiro que é restaurada e nos impressiona toda importância que ela tem para nossa cidade e pro Brasil“, explicou Dom Orani.
Para o prefeito Eduardo Paes (PSD), a reforma do espaço significa a retomada de um ponto importante para o Centro do Rio, o que contribui para a história do Brasil. “O Rio não é só o centro da nossa cidade e sim o centro histórico do Brasil. Onde essa nação foi construída. A partir desse centro aqui que a gente conta a história desse país. Toda vez que a gente vê uma joia como essa aqui, um espaço como esse recuperado, sem dúvida é um motivo de alegria e de celebração. Que a gente possa ter mais coisas assim no Centro do Rio de Janeiro“, discursou.
A igreja havia sido interditada pela Defesa Civil depois que um pedaço da fachada despencou na calçada. Agora, ela receberá missas todos os sábados e domingos, às 12h. Nos dias de semana, as portas ficarão abertas para visitação, de 8h às 15h.
Rica história
O nome original da igreja era Igreja de Nossa Senhora da Lapa. O local ganhou a adição ”dos Mercadores” devido à presença de muitos comerciantes na região. A igreja desempenhou um papel importante na vida religiosa da comunidade local ao longo dos séculos. Ela foi local de celebração de missas, batismos, casamentos, além de abrigar festividades religiosas e devoções populares.
O templo guarda uma bala de canhão que atingiu a torre dela durante a Revolta da Armada, em 1893. Na ocasião, a imagem de Nossa Senhora da Fé caiu de uma altura de 25 metros, sem sofrer grandes danos, tendo quebrado apenas parte de dedos da mão.