Ouça agora

Ao vivo

Operação da DRACO intima secretários da prefeitura de Três Rios por suspeita de irregularidades em licitação
Sul Fluminense
Operação da DRACO intima secretários da prefeitura de Três Rios por suspeita de irregularidades em licitação
Aplicativo Jaé facilita embarque rápido rumo ao festival Rock in Rio
Destaque
Aplicativo Jaé facilita embarque rápido rumo ao festival Rock in Rio
Justiça determina que Max Lemos retire vídeo com acusações contra Glauco Kaizer, candidato a reeleição em Queimados
Política
Justiça determina que Max Lemos retire vídeo com acusações contra Glauco Kaizer, candidato a reeleição em Queimados
Polícia do Rio prende suspeito de incendiar área ambiental em Valença
Destaque
Polícia do Rio prende suspeito de incendiar área ambiental em Valença
Governo do Estado cria força-tarefa com mais de 2 mil policiais para os jogos da Libertadores
Destaque
Governo do Estado cria força-tarefa com mais de 2 mil policiais para os jogos da Libertadores
Estudo mostra que maioria da população aprova horário de verão
Brasil
Estudo mostra que maioria da população aprova horário de verão
Cidade do Rio tem planejamento operacional para jogos e Rock in Rio
Destaque
Cidade do Rio tem planejamento operacional para jogos e Rock in Rio

Festival do Rio anuncia programação de filmes premiados

Os ingressos começam a ser vendidos na próxima segunda-feira (2) pelo site
Foto: Reprodução

O 25ª Festival do Rio 2023 está chegando! A capital carioca recebe a partir do dia 5 de outubro, a edição que deve ocorrer até o dia 15, o público vai poder conferir uma seleção completa com mais de 200 filmes. Os títulos que serão exibidos estão presentes nos maiores festivais internacionais de cinema.

Os ingressos começam a ser vendidos na próxima segunda-feira (2) pelo site. Aos que preferirem a compra física, nos dias do Festival também haverá venda nas bilheterias dos cinemas.

De acordo com a programação oficial, o evento terá sessões especiais, exibições com acessibilidade, mostras paralelas, homenagens e uma seleção voltada à diversidade e à variedade da produção brasileira e internacional.

“O Festival do Rio é uma celebração e um convite a novas aventuras, guardando um profundo respeito pela nossa história. O Brasil é muito plural e podemos ver este retrato também nas telas do cinema. São diversas ações que criamos para os mais diversos públicos e gostos diferentes, para comemorar a edição histórica de 25 edições do festival”, afirma Ilda Santiago, diretora executiva de programação do Festival do Rio.

A Gala de Abertura, que acontece no dia 5 de outubro no Cine Odeon, abre a maratona cinéfila com “Atiraram no Pianista”, de Fernando Trueba e Javier Mariscal, este último estará presente no Rio para apresentar o primeiro filme de animação a abrir o evento.

A Gala de Encerramento, no dia 14, será composta por dois filmes: “Priscilla”, longa esperado dirigido por Sofia Coppola, e “O Sequestro do Voo 375”, história que relembra o sequestro de um voo comercial da Vasp em 1998, dirigido por Marcus Baldini.

Para atualizar o debate sobre inovação no audiovisual, o RioMarket, área de Mercado e Negócio do Festival, apresenta mesas e masterclasses para o mercado e uma seleção aberta ao público com ingressos gratuitos, sob inscrição prévia na nova sede do Festival, localizado no bairro da Glória, Zona Central do Rio.

Onde o evento acontece?

O Festival do Rio marca presença por toda a cidade, na praia, e nas arenas culturais da Prefeitura e em centros culturais, como o da Caixa Cultural e o da Justiça Federal, que apresentam a mostra “A Cinemateca É Brasileira” e o “Programa Geração”, respectivamente.

O evento também irá receber, em noites de gala, quatro séries brasileiras, com entrada gratuita, mediante cadastro prévio divulgado nas redes sociais e no site do Festival. Filmes que destacam as narrativas LGBTQIAPN+ também irão concorrer ao Prêmio Félix.

Veja as mostras do Festival divulgadas:

Première Brasil:

Mostras competitivas: Competição Oficial e Novos Rumos, com longas e curtas-metragens.
Hors-Concours: Filmes selecionados fora da competição.
Retratos: Cinebiografias de pessoas que marcaram a História e a Cultura do Brasil e do mundo.
O Estado das Coisas: Uma seleção de filmes que pensam e fazem pensar sobre o cenário da sociedade brasileira hoje.

*A Première Brasil também realiza sessões e debates presenciais abertos ao público no Odeon e Estação NET Rio, sempre à tarde, com a presença das equipes dos filmes. Nas sessões do Odeon serão oferecidas gratuidades ao público, num limite de 100 ingressos.

 

Mostras internacionais:

Panorama Mundial: Principal mostra internacional do Festival do Rio, exibe os filmes dos mais importantes diretores do mundo e os destaques do cinema no ano, com os premiados dos grandes festivais internacionais.

Expectativa: Lugar da descoberta, é dedicada aos primeiros trabalhos de destaque de talentos promissores do cinema mundial e à filmografia de diretores e de países cujas obras ainda são pouco conhecidas pelo público brasileiro.

Première Latina: Vitrine do cinema latino-americano, que reúne filmes produzidos pela região, cujas obras com narrativas e estéticas diversas encontram semelhanças ao perpassarem questões culturais e históricas desse território.

Midnight Movies: Para tudo o que é proibido, diferente e tabu. Do terror ao sexo; do experimental ao simplesmente esquisito. A mostra conta também com uma seleção de clássicos da meia-noite.

Clássicos & Cults: Uma seleção anual de obras que marcaram seu tempo, seja pela importância cultural, pelo poder estético ou pela relação com o público e que merecem voltar a serem vistas na tela grande por antigas e novas audiências.

Itinerários Únicos: dedicada a documentários sobre as trajetórias singulares e inovadoras de personalidades artísticas e políticas.

O Estado das Coisas: retorna à programação internacional após muitos anos trazendo documentários que retratam as questões sociais, ambientais e políticas que reverberam no mundo contemporâneo, em diálogo com a mostra nacional de mesmo nome.

A Cinemateca É Brasileira: Mostra paralela da 25ª edição. Acontece de forma gratuita na Caixa Cultural do Rio de Janeiro e no Estação NET Rio, com títulos que decorrem diferentes momentos históricos, propostas estéticas e abordagens temáticas, demonstrando a riqueza do cinema brasileiro ao longo dos mais de 120 anos de sua história.

Programa Geração: Exibe filmes produzidos por ou para as novas gerações de criadores e cinéfilos. Em associação com a exibição de filmes, há uma série de atividades e oficinas gratuitas.

Para mais informações, acesso o site do Festival.