Ouça agora

Ao vivo

  • 1
    Rede MRio
JUVRio está oferecendo 3.500 vagas para cursos de I.A e Indústria Avançada
Destaque
JUVRio está oferecendo 3.500 vagas para cursos de I.A e Indústria Avançada

Fábio Marcelo, experiente fisioterapeuta, destaca recuperação de Neymar após cirurgia

Neymar sofreu grave lesão atuando pela seleção brasileira
Neymar sofreu grave lesão atuando pela seleção brasileira
Foto: Lucas Figueiredo/ CBF

Craque da Seleção Brasileira e do Al-Hilal, da Arábia Saudita, Neymar teve uma lesão no joelho esquerdo no último dia 17 de outubro, durante a derrota por 2 a 0 para o Uruguai, em Montevidéu, pelas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo. Após passar por cirurgia no local, ele está agora no período de fisioterapia.

Fábio Marcelo, um dos mais importantes fisioterapeutas esportivos do Brasil, falou sobre a lesão de Neymar e o processo de recuperação que o atacante vai precisar passar. De acordo com o profissional, o período agora é de muito trabalho para, aos poucos, o jogador recuperar seus movimentos.

“Considerando a cirurgia realizada no atleta, que foi a reconstrução do ligamento cruzado anterior e a sutura do menisco, a recomendação é que não se coloque carga nas primeiras semanas. Ou seja, não poderá pisar no chão e nem dobrar o joelho. Porém, neste período, ele vai poder trabalhar a redução de um pós-derrame operatório, o grano do movimento, a mobilidade e os exercícios que são possíveis quando for ganhando o movimento. A fisioterapia é fundamental. Tanto o médico quanto o fisioterapeuta estarão presentes o tempo todo nas avaliações e trabalho, até que ele seja totalmente liberado”, afirmou Fábio Marcelo, também destacando o período de recuperação.

“Em cirurgias desse tipo, o prazo é um pouco maior do que o habitual. Algumas regras são muito importantes na fase inicial. Então deve variar de seis a oito ou dez meses eventualmente. Imagino que neste prazo ele vai estar apto e totalmente recuperado”, disse Fábio Marcelo.

Com passagem pelo Flamengo, o fisioterapeuta tem muita experiência em casos de recuperação de lesão e descartou que outros problemas físicos de Neymar podem atrapalhar o jogador a se recuperar da recente cirurgia no joelho esquerdo.

“Não acredito que as lesões anteriores interfiram neste momento para a sua recuperação da cirurgia. O que vai acontecer agora é um trabalho de ajuste de reequilíbrio muscular articular, fazendo correções necessárias, inclusive das lesões anteriores, para que ele possa voltar plenamente recuperado”, garantiu Fábio Marcelo, que também exaltou o crescimento da fisioterapia num modo geral.

“A fisioterapia cresceu muito nos últimos anos. No futebol brasileiro, sempre teve muito destaque. Se não é a melhor do mundo, certamente é uma das melhores. Eu acho que a fisioterapia esportiva do Brasil é a melhor do mundo. Consegue aliar ciência, tecnologia e muito trabalho manual em relação às terapias e técnicas. A fisioterapia brasileira, do esporte, é um destaque mundial”, finalizou Fábio Marcelo.