Ouça agora

Ao vivo

Fluminense x Lanús: saiba como foi o jogo pela Copa Sul-Americana
Esportes
Fluminense x Lanús: saiba como foi o jogo pela Copa Sul-Americana
Presidente Lula discursa na abertura da Assembleia da ONU com defesa da soberania nacional
Destaque
Presidente Lula discursa na abertura da Assembleia da ONU com defesa da soberania nacional
Alerj escolhe mesa diretora nesta segunda com expectativa de poucas mudanças
Política
Alerj escolhe mesa diretora nesta segunda com expectativa de poucas mudanças
Lojas do Rio podem abrir no feriado do Dia do Trabalho
Destaque
Lojas do Rio podem abrir no feriado do Dia do Trabalho
Brasileirão já tem quatro técnicos demitidos e número pode aumentar neste final de semana
Destaque
Brasileirão já tem quatro técnicos demitidos e número pode aumentar neste final de semana
JUVRio está oferecendo 3.500 vagas para cursos de I.A e Indústria Avançada
Destaque
JUVRio está oferecendo 3.500 vagas para cursos de I.A e Indústria Avançada
Tiago Leifert é confirmado como apresentador do The Voice no SBT
Sem categoria
Tiago Leifert é confirmado como apresentador do The Voice no SBT

ExpoRio Turismo debate o impacto econômico dos grandes eventos no estado

O encontro ressaltou o papel vital que os grandes eventos desempenham na economia do Rio de Janeiro
Foto: Eduardo Uzal / Agência O Dia

A ExpoRio Turismo termina neste domingo (22/10) mostrando a força dos grandes eventos para a economia do Rio. Promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, a feira traz uma reflexão dos efeitos dos grandes eventos no setor turístico.

Neste sábado (21/10), a palestra “Grandes eventos: impactos econômicos no Turismo”, reuniu os especialistas Paulo César Ferreira, sócio-diretor da SRCOM; Leonardo Andrade, cordenador de Negócios e Projetos da SRCOM; Luis Justo, CEO do Rock in Rio; e Gabriel David, diretor da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA), na mesa mediada por Heber Moura,diretor de Comunicação da Fecomércio RJ. Os profissionais compartilharam suas visões sobre como os eventos de grande escala, como festivais de música, revéillon e desfiles de escolas de samba impulsionam a economia e o turismo no Rio de Janeiro.

“É muita coisa acontecendo no Rio de Janeiro e sempre do mais alto nível. Reunimos aqui só craques. O Rio de Janeiro tem uma vocação muito grande para os grandes eventos. As pessoas ficam espantadas quando chegam aqui. E sempre nos indagam: ‘como vocês conseguiram fazer isso?’”, disse Sérgio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio, que dividiu o papel de mediador e comandou uma conversa animada.

Paulo César Ferreira, sócio-diretor da SRCOM, compartilhou ‘insights’ sobre como esses eventos atraem visitantes de todo o mundo, impulsionando a demanda por hotéis, restaurantes e serviços.

“A vocação do nosso Estado é receber e acolher. É realizar grandes projetos e grandes eventos. Sobre o impacto do Réveillon 2023, ele movimentou mais de R$ 2 bilhões em negócios. Apesar de tudo o que se diz somos a capital dos grandes eventos”, disse Paulo César.

Leonardo Andrade, coordenador de negócios e projetos da SRCOM, expandiu a discussão sobre a produção de eventos e como a criatividade desempenha um papel fundamental na concepção de experiências memoráveis para os participantes. Ele enfatizou a necessidade de inovação para manter o Rio como um destino atraente para grandes eventos.

 

Outros grandes eventos no Rio

O encontro discutiu ainda o papel vital que os grandes eventos desempenham na economia do Rio de Janeiro, criando empregos, aumentando a receita e promovendo a imagem da cidade em nível nacional e internacional.

O diretor da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA), Gabriel David, abordou o impacto dos desfiles no turismo e na cultura do Rio de Janeiro. Ele falou sobre como o Carnaval atrai milhares de visitantes e contribui para a identidade única da cidade.

Luis Justo, CEO do Rock in Rio, organizador de um dos maiores festivais de música do mundo, compartilhou que o evento não apenas proporciona entretenimento de classe mundial, mas também gera empregos, impulsiona o turismo e apoia causas sociais. Ele destacou a importância de eventos culturais na construção da marca do Rio de Janeiro.

Heber Moura, diretor de Comunicação da Fecomércio RJ/Senac RJ/SescRJ, trouxe uma perspectiva sobre o papel de instituições como a Fecomércio RJ, que atuam na promoção e no apoio a eventos que impulsionam o turismo e a economia, destacando como o setor privado pode colaborar com o poder público para promover eventos de sucesso.