A Black Friday 2023 é aguardada com muito otimismo por parte dos varejistas e os consumidores estão atentos as melhores oportunidades. Este ano, acontece no dia 24 de novembro, entretanto tem ocorrido ao longo do mês. Segundo Pesquisa da Olist, 70% das lojas brasileiras esperam faturar mais este ano do que em 2022. A Neotrust, empresa especializada em análise de dados de e-commerce, acredita em um crescimento de 12,6% nas vendas comparada à Black Friday do ano anterior. A previsão do aumento do ticket médio de gastos (R$ 473,00), chegando perto do maior nível histórico (R$ 475,00 no segundo trimestre de 2021) é mais um fator animador.
De acordo com Marcelo Reis – especialista em vendas e gestão empresarial e CEO da MR16 – a data já é consolidada no país. “O consumidor aguarda a data e o comércio se prepara durantes meses para esse momento. Do ponto de vista das marcas e do varejo, é hora de atacar o mercado e bater as metas do período. São criadas estratégias diferenciadas, times são contratados e um valor grande em marketing é investido para que os resultados sejam atingidos”. A primeira Black Friday no país aconteceu em 2010.
O leque de variedades de produtos e serviços ofertados é robusto. Fora isso, é um bom período para os comerciantes projetarem como serão as vendas de Natal. “A diferença da Black Friday para as datas de vendas anteriores do ano é que a Black pega toda a gama de produtos e serviços, da passagem aérea ao celular, do livro a geladeira, da academia de ginástica a um carro, tudo pode ser vendido nesta data e para qualquer público. Além disso, a Black Friday, que tem se estendido pelo mês inteiro de novembro, é um ótimo termômetro para o Natal, pois pode ser avaliado o apetite dos consumidores para o final do ano”, explica Reis.
Não caia em armadilhas
Em algumas oportunidades, o consumidor cai em chamadas armadilhas e acaba não fazendo boas compras. Marcelo Reis dá dicas para você ser assertivo e estar bem preparado. “O importante para o cliente é, em primeiro lugar, entender o que ele busca, se possível evitar a compra por impulso e pesquisar o que ele quer comprar em outras lojas, sejam físicas ou virtuais. Outro ponto de atenção são as promoções, principalmente on-line, que estão com preços muito fora do padrão e de sites desconhecidos. Vale a pena investigar em buscadores de reclamações e analisar as avaliações feitas por outros compradores na Internet para ver se não está embarcando em alguma armadilha. Mais uma dica importante, não saia clicando em qualquer link que receber via e-mail ou whatsapp. Nesta época, é muito fácil receber links que conterão vírus e páginas falsas. Pesquise antes de comprar, veja se o link leva a um site seguro, evite os links de e-mails e entre no site da loja diretamente”.
Boa experiência em todo o processo de venda é primordial
A venda não é concluída no momento do pagamento do cliente. “É importante manter o pós-venda e entender se o cliente gostou do produto, se está tudo certo e se ele está satisfeito. No caso do e-commerce, ter uma logística que faça com o que o produto chegue certo e na data combinada. O consumidor atualmente é muito exigente e há muitas opções e a fidelização a bons produtos e serviços é uma tendência clara que vemos”, destaca o especialista.
Além do ótimo período nas vendas, a Black Friday é uma excelente chance dos clientes serem fidelizados, já que o Natal se aproxima. “Um bom serviço e uma boa impressão são fundamentais. Cliente satisfeito volta e recomenda. Com o Natal batendo à porta, certamente este cliente voltará. Boas promoções para quem retornar no Natal, também podem ser utilizadas e técnicas como descontos e cashback funcionam muito bem nesta hora. Uma dica importante é buscar manter o relacionamento com o cliente de uma forma respeitável e sem ser massiva a fim de que ele volte a consumir”, afirma o CEO da MR16.