Um levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com 314 consumidores do estado do Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 30 de junho, mostrou que o índice geral registrou avanço de 5,5% em junho (89,4 pontos) em relação a maio (84,7). O indicador foi puxado pela melhora dos gastos com bens duráveis nas situações presente e futura.
A situação presente, que no mês passado ficou em 75,0 pontos, subiu em junho para 77,4, o que representa um crescimento de 3,2%. O destaque foi o consumo de bens duráveis que passou de 74,9 pontos para 85,0.
A situação futura também apresentou elevação de 91,1 pontos, em maio, para 97,3, em junho, com igual ênfase para o consumo de bens duráveis. O aumento foi de 6,8%. Na pesquisa anterior, o índice era de 89,6 pontos, passando em junho para 99,0.
A expectativa para a economia fluminense também teve crescimento em relação a maio. O percentual de consumidores que acreditam na retomada subiu de 22,2% na última pesquisa para 26,8% na atual. É a segunda melhor marca do ano, perdendo apenas para janeiro de 2023.
“Devido à tendência de desaceleração da inflação e queda do dólar, e consequentemente a perspectiva de queda da taxa referencial de juros da economia, esperamos que o segundo semestre seja marcado pela consolidação deste movimento positivo”, destacou o diretor executivo do IFec RJ, João Gomes.