O estado do Rio de Janeiro segue apresentando indícios de crescimento de casos da Covid-19, de acordo com o boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz divulgado nesta quarta-feira (20).
Além disso, seis capitais registraram crescimento no número de casos. Em Aracaju, Fortaleza e Salvador, o foco está principalmente em crianças e pré-adolescentes. Na capital fluminense, no entanto, há aumento em todas as faixas etárias da população adulta. São Paulo também apresenta um ligeiro crescimento de ocorrências na população a partir de 50 anos, mas que é mascarado pela queda no público infantil, segundo os pesquisadores.
O coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, destaca a importância de estar com a vacinação contra a Covid-19 em dia, devido ao cenário atual.
O estudo ainda aponta quadro de estabilidade ou queda para o vírus da influenza A e para o Vírus Sincicial Respiratório na maior parte do Brasil.
Nas quatro últimas semanas, 39% dos casos de vírus respiratórios foram de Covid-19, seguidos do vírus sincicial, correspondente a 11% dos resultados.