A Prefeitura do Rio elaborou uma operação especial para a comemoração do título da Copa Libertadores pelo Fluminense, que ocorrerá neste domingo (12), na Av. Presidente Antônio Carlos, nos mesmo moldes de grandes eventos realizados no local, como os megablocos de carnaval. O Centro de Operações Rio, a CET-Rio, a Seop, a Guarda Municipal e a Comlurb contarão com um efetivo de 704 agentes em diversas ações operacionais.
TRÂNSITO
Para viabilizar a realização do evento, os bloqueios de trânsito foram iniciados às 5h, com os fechamentos da Rua Primeiro de Março e Av. Presidente Antônio Carlos e seus acessos. A previsão de término do evento é às 12h e a liberação das vias está prevista para ocorrer a partir das 13h.
Devido às interdições, é recomendado que os motoristas busquem rotas alternativas para seus deslocamentos e, se possível, evitem passar pelo Centro da cidade no domingo pela manhã, pois o trânsito na região poderá estar impactado.
Para aqueles que têm como destino o Centro, a recomendação é que priorizem a utilização dos trens da Supervia e do Metrô, já que esses modos de transporte não são diretamente impactados por fechamentos viários ou que utilizem a rota pela Lapa (Rua Teixeira de Freitas e Av. Mem de Sá). Também é recomendado a antecipação dos horários de deslocamentos, especialmente para aqueles que têm compromissos com horários marcados, como voos no Aeroporto Santos Dumont ou a prova do ENEM.
Para minimizar os impactos no trânsito da região, a Área de Lazer da Praça da Cruz Vermelha será suspensa, já que seu entorno poderá ser utilizado como uma das rotas alternativas para os deslocamentos na área.
EFETIVO E MONITORAMENTO
A operação de trânsito da CET-Rio contará com 125 agentes, entre operadores da CET-Rio e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e motoristas, além de atuar nos bloqueios em conjunto com as equipes da Guarda Municipal.
Os técnicos da CET-Rio no Centro de Operações Rio (COR) irão monitorar a região do evento através de câmeras e, caso seja necessário, ajustes semafóricos serão implantados.
O Centro de Operações Rio será o centralizador das informações das equipes operacionais da Prefeitura do Rio e vai monitorar toda a região do Centro da cidade. Na Sala de Situação do equipamento público, situado na Cidade Nova, 50 agentes vão monitorar a região e abastecerão os agentes nas ruas com informações privilegiadas, visando proporcionar alternativas para quem precisar se deslocar para o Centro. Todas as informações estarão disponíveis para os cidadãos cariocas por meio das redes sociais do Centro de Operações (@operacoesrio) ou através do site e do aplicativo do COR, que é o COR.Rio.
LIMPEZA
A Comlurb montou uma operação especial de limpeza idêntica a dos megablocos do carnaval para o desfile, deste domingo (12). Os torcedores poderão acompanhar a passagem dos jogadores com a taça, a partir das 9h. A concentração será na Esquina da Avenida Presidente Vargas com a Rua Primeiro de Março, e segue, em carro aberto, até a altura da Rua Araújo Porto Alegre, local da dispersão. A Companhia contará com um efetivo de 210 garis, que vão trabalhar com apoio de duas varredeiras de grande porte, dois caminhões compactadores e seis caminhões-pipa para a limpeza hidráulica com água de reuso e desodorização.
A Companhia vai disponibilizar contêineres de 240 litros e caixas metálicas de 1200 litros em todo o percurso do desfile e nos pontos de bloqueio feitos pela Polícia Militar, para facilitar o descarte correto de resíduos pelos torcedores. O trabalho das equipes operacionais da Comlurb é realizado na via principal do desfile e em todo o entorno, incluindo as ruas de acesso e as adjacentes, com os serviços de varrição, esvaziamento de papeleiras e contêineres, e remoção de resíduos. A manutenção da limpeza será realizada antes, durante e após a passagem do trio elétrico.
ORDENAMENTO PÚBLICO
A Secretaria de Ordem Pública e Guarda Municipal vão atuar com 319 agentes durante a comemoração do clube do Fluminense, campeão da Libertadores, neste domingo (12). As equipes vão fiscalizar ambulantes, ordenar o espaço público e o trânsito. A ação vai contar com 10 reboques para coibir o estacionamento irregular durante a festividade.
METRÔ
O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento neste domingo (12), quando acontecem a comemoração do Fluminense pelo título da Libertadores deste ano e a última etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A concessionária vai ampliar a oferta de trens, conforme aumento de clientes no sistema, já que o desfile do time tricolor está previsto para acontecer a partir das 9h e também os portões dos locais de provas do Enem fecham às 13h.
A operação metroviária será realizada das 7h às 23h, como de praxe aos domingos. A linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central/Centro e General Osório/Ipanema. O Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 7h às 22h30 no domingo.
Para quem vai à celebração da equipe do Fluminense no Centro do Rio, o MetrôRio orienta que o embarque e o desembarque sejam feitos pela estação Carioca. O acesso C dessa estação (Convento), que aos domingos fica fechado, será aberto para facilitar o desembarque dos clientes. Por questões operacionais, a estação Cinelândia funcionará apenas para desembarque.