Até sexta-feira (04/07), está acontecendo em Paraty o 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, um evento que está movimentando a cidade e destacando a importância da preservação do meio ambiente e da gestão do patrimônio. Nessa quarta-feira (02/08), a partir das 18h30min, o coral indígena da Aldeia Itaxim Guarani M’Biá se apresentará na Praça da Matriz.
O presidente da TurisAngra, Marc Olichon, enfatizou a relevância da chancela da Unesco para a região. A designação de patrimônio mundial pela Unesco é um reconhecimento das belezas naturais e atratividades da área, que é muito importante para atrair turistas e também reforçar a necessidade do planejamento ambiental, cultural e de infraestrutura.
O tema do encontro é “Gestão, interpretação e estratégias de desenvolvimento dos sítios naturais e culturais do patrimônio”, incluindo também uma programação complementar sobre os “20 Anos da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial”.
O vereador Dudu do Turismo também comentou sobre o evento e a relevância das discussões abordadas. Ele ressaltou a importância de falar sobre a preservação do meio ambiente, especialmente por se tratar de uma região mista, englobando Angra dos Reis e Paraty, onde é fundamental preservar as baias de Ilha Grande e de Paraty. Destacou a necessidade de ampla discussão para determinar as medidas de apoio do Governo Federal para manter a região com o selo de patrimônio da Unesco.