Que azar! Um cruzeiro de luxo está encalhado na Groenlândia desde segunda-feira (11) com cerca de 200 pessoas a bordo e sofre com um surto de Covid-19 na embarcação. Eles aguardam o resgate que deverá chegar ao local apenas na sexta-feira (15).
Segundo informações divulgadas pelo jornal The Sydney Morning Herald, da Austrália, vários casos de infecção pelo coronavírus foram relatados no cruzeiro. A maioria dos passageiros é de origem australiana.
“Todos estão de bom humor. É um pouco frustrante, mas estamos em uma parte linda do mundo. Estamos sentados perto da geleira quando abrimos a janela”, disse um dos passageiros, Steven Fraser à publicação australiana, acrescentando que pegou Covid-19 a bordo.
— Temos alguns casos de Covid-19, mas há um médico a bordo. Muitas pessoas no cruzeiro são bastante idosas — explicou Fraser. — É um cruzeiro que muitos idosos ricos fazem porque podem sair para essas áreas selvagens — acrescentou.
O Ocean Explorer ficou preso por volta do meio-dia de segunda-feira no Alpefjord, cerca de 1,4 mil quilômetros a nordeste da capital da Groenlândia, Nuuk, disse Brian Jensen, do Comando Conjunto do Ártico dos militares dinamarqueses, à Bloomberg.
O capitão do navio inicialmente esperou pela maré alta à meia-noite para tentar flutuar, disse Jensen, por telefone. Mas a lama – uma mistura de sedimentos, areia e lodo deixada por um glaciar próximo – criou uma forte sucção que mantém o navio no lugar. A tripulação esperou pela maré alta seguinte, por volta do meio-dia de terça-feira, mas a tentativa também não teve sucesso.
— A nossa principal prioridade é a segurança das 206 pessoas a bordo — disse Jensen. — Estamos no parque nacional, no nordeste da Groenlândia, não há população. Felizmente está calmo e temos o tempo do nosso lado, pois não há ameaça iminente de tempestade.
Um voo militar sobrevoou o navio e confirmou que o seu casco parece intacto e que nenhum combustível escapou. Nenhum ferimento foi relatado, e o navio tem muitos suprimentos para sustentar os passageiros.
Um navio da marinha dinamarquesa que já estava no mar ao largo da costa sudoeste da Gronelândia foi desviado e deverá chegar à área na manhã de sexta-feira, disse Jensen.
A Aurora Expeditions é especializada em viagens polares, incluindo um cruzeiro de 30 dias que custa mais de US$ 33 mil (R$ 163 mil) por pessoa, de acordo com seu site. A empresa destaca as experiências que oferece, como ver o Ilulissat Icefjord, um Patrimônio Mundial da Unesco, e observar animais selvagens como ursos polares, baleias beluga e morsas.