A Seleção Brasileira passa por um processo de renovação depois de um ciclo decepcionante com o resultado na Copa do Mundo de 2022, no Catar. Entre as diversas opções testadas pelo técnico Fernando Diniz, as laterais aparecem como o setor com mais mudanças nesse início de novo ciclo.
Até o momento, Diniz já utilizou 11 laterais diferentes em apenas cinco jogos nas Eliminatórias. Além da dificuldade de encontrar um jogador que se firmasse na posição – tanto na esquerda, quanto na direita – o técnico tem lidar, também, com as lesões na hora de montar a lista de convocados. Confira os atletas que já tiveram oportunidade.
Lateral-direito: Danilo (5 jogos), Emerson Royal (2 jogos), Vanderson (2 jogos), Yan Couto (2 jogos), Arthur (1 jogo)
Lateral-esquerdo: Renan Lodi (3 jogos), Alex Telles (2 jogos), Ayrton Lucas (2jogos), Caio Henrique (1 jogo), Guilherme Arana (1), Carlos Augusto (1 jogo)
Além dos laterais citados, Fernando Diniz ainda improvisou David Neres (atacante) pela lateral-direita e Pepê na lateral-esquerda contra a Colômbia.
Por outro lado, no último ciclo foram apenas 9 laterais utilizados pelo técnico Tite. Além de Danilo e Alex Sandro, titulares em grande parte do ciclo, o ex-treinador colocou em campo Alex Telles, Daniel Alves, Emerson Royal, Guilherme Arana, Renan Lodi, Filipe Luis e Fagner.
Para os jogos deste mês das eliminatórias da Copa, Diniz optou por convocar apenas Emerson Royal para a lateral direita. Apesar da atuação ruim contra a Colômbia, o jogador do Tottenham deve seguir como titular contra a Argentina, na próxima terça-feira (21), às 21:30h, no Maracanã.