O governador em exercício e secretário do Ambiente, Thiago Pampolha, entregou à Prefeitura de Arraial do Cabo, nesta quinta-feira (20), a licença ambiental para início das obras de ‘engorda’ da Laguna de Araruama e de quatro praias lagunares do município de Arraial, na Região dos Lagos.
“Esta licença ambiental contribui para uma cidade e um estado mais sustentáveis. O serviço de engorda proporcionará uma série de benefícios à população, ao município e aos patrimônios ambientais fluminenses, nossos principais objetivos”, afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
Com previsão de duração de quatro meses, as obras de intervenção na Laguna de Araruama tiveram início ainda nesta quinta-feira, na praia Monte Alto. A ação tem como objetivo recuperar e revitalizar as praias lagunares de Figueiras, Caiara, Novo Arraial e Monte Alto, com o controle da erosão, além de ampliar os espaços de lazer e turismo a partir do material dragado da laguna.
Educação ambiental
Na ocasião, a Secretaria do Ambiente e Inea também lançaram uma iniciativa de educação ambiental em parceria com a Prefeitura de Arraial do Cabo, o projeto Lixo Fora D’água.
A ação faz parte do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar e visa trabalhar a educação ambiental — por meio da conscientização da população, do engajamento das comunidades costeiras e no incentivo a práticas sustentáveis — além de reunir informações sobre a origem, quantidade e os tipos de resíduos encontrados nas praias.
O estudo vai subsidiar ações e intervenções direcionadas a problemas pontuais, focadas na preservação ambiental. No âmbito da prefeitura, o projeto Mares Limpos realiza esse estudo gravimétrico e será um complemento local do plano federal e da iniciativa estadual.