A cidade de Niterói terá segundo turno nas eleições para prefeito. Rodrigo Neves (PDT) e Carlos Jordy (PL) tiveram 48,47% e 25,59% de votos nas urnas respectivamente. A eleição aconteceu neste domingo (06) e 99,92% das urnas já foram apuradas. A votação para segundo turno será dia 27/10.
Alessandra Marques (PCO), Bruno Lessa (PODE), Danielle Bornia (PSTU) e Talíria Petrone (PSOL) tiveram 0,04%, 3,14%, 0,07% e 12,65% de votos respectivamente.
Jordy, que tem como vice Alessandra Ferro, em seu plano de governo aborda diversos problemas em Niterói – como aumento da população
em situação de rua, baixos índices na educação, subexploração do aproveitamento turístico, dentre outros – debatendo superficialmente a solução para tais demandas. Por meio de sete eixos estratégicos e 104 metas, o documento fala em tarifa zero municipal para beneficiários da Moeda Arariboia; criação e revitalização de praças; elevar o Ideb por meio, por exemplo, de um sistema de planejamento e avaliação contínuos, criação de um hospital especializado em oncologia e cardiologia, dentre outras medidas.
Neves, que tem como vice Isabel Swan, montou seu plano de governo com foco em continuar o progresso da cidade com base em gestão responsável, sustentabilidade e inclusão social, o documento prevê a ampliação da rede de saúde, a modernização da infraestrutura urbana, o incentivo à educação e inovação, a proteção ao meio ambiente e investimentos em segurança pública. O plano também inclui ações para fomentar o desenvolvimento econômico e a cultura local, com destaque para a economia criativa e o turismo. Ao fim, o documento visa nortear o governo a partir da garantia de uma gestão pública eficiente, digital e transparente.
O prefeito (a) eleito (a) toma posse no dia 1º de janeiro de 2025, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).