Titular do Botafogo durante toda a temporada, o meia Eduardo é o principal responsável pela criação de jogadas ofensivas do Glorioso. No entanto, o atleta não vem conseguindo ter boas atuações e isso vem se refletindo diretamente no desempenho do alvinegro dentro do Campeonato Brasileiro. Nos últimos dez jogos, Eduardo deu apenas uma assistência. Em relação a fazer gols, o meia alvinegro não balança as redes adversárias desde o dia 15 de julho.
Autor de quatro gols no Campeonato Brasileiro, Eduardo ainda não conseguiu marcar pelo Botafogo durante o segundo turno, justamente no período em que o alvinegro teve a sua principal queda de rendimento na competição nacional. Em todas as vezes que Eduardo fez gols, o Botafogo saiu de campo vitorioso. Isso aconteceu contra São Paulo, Corinthians, Grêmio e Bragantino, todos na primeira metade do Campeonato Brasileiro.
O técnico Lucio Flavio vem encontrando dificuldades para conseguir um substituto para o jogador, uma vez que Lucas Fernandes, que também faz a função, está lesionado. O atleta também não vem conseguindo uma boa participação durante a temporada e não faz gols desde o Campeonato Carioca. Durante a derrota para o Cuiabá, o treinador do Botafogo mandou a campo Janderson, que é centroavante, no lugar de Eduardo. Assim, o Botafogo atuou com dois atacantes fixos durante os minutos finais.