Neste sábado (14) o Brasil terá a oportunidade de observar um eclipse anular do Sol. Nas regiões Norte e Nordeste, será possível presenciar o eclipse em sua totalidade,. Nove estados estados brasileiros poderão acompanhar o fenômeno: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. No restante do país, o fenômeno será visto de forma parcial. Aqueles que observarem o céu poderão ver o Sol sendo “mordido” pela Lua.
As recomendações para acompanhar o Eclipse Solar Anular é evitar placas de raio X, filmes fotográficos, celulares ou outros artefatos, além de não olhar diretamente pra o sol. O fenômeno pode ser acompanhado com óculos específicos para a visualização do fenômeno, filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol.
O eclipse terá início durante a manhã e será primeiro visível na costa oeste dos Estados Unidos. O Brasil será o último país a testemunhar esse fenômeno astronômico, durante a tarde, com uma duração prevista de duas horas, o seu ápice está previsto para acontecer às 16h51, no horário de Brasília, e deve acabar por volta das 17h50. O próximo fenômeno desta natureza vai acontecer em 02 de outubro de 2024, mas será visto no extremo sul da América do Sul e em áreas no oceano Pacífico.
O evento astronômico acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, e seu diâmetro aparente é menor do que o do Sol. Como resultado, a sombra da Lua não cobre completamente o Sol, criando um impressionante “anel de fogo” no céu.