O município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, completa 80 anos de fundação no próximo dia 31/12. E para celebrar a data, uma extensa programação cultural e religiosa durante todo o mês de dezembro está sendo organizada. Entre as atividades previstas, os destaque são para shows de grandes artistas do cenário nacional, como Simone Mendes, Maria Marçal, Diogo Nogueira, Jorge Aragão e várias outras atrações.
Dia 21/12 (quinta-feita): dois eventos culturais movimentam a cidade. Às 11, em Xerém, na Fazenda Paraíso, o maior centro de recuperação de dependentes químicos do país, a Orquestra da Fundec se apresentará para os internos em tratamento na instituição. E, às 18h, será a vez da Praça do Pacificador, no Centro, se tornar o palco de um show com Toni Garrido e a Orquestra Sinfônica Petrobras, que farão uma apresentação na boca pra fora do Teatro Raul Cortez.
Dia 28/12 (quinta-feira), a Prefeitura vai promover um grande mutirão de cirurgias no Hospital do Olho Julio Cândido de Brito, no bairro Dr. Laureano, com 365 procedimentos previstos, e também o lançamento do selo comemorativo em alusão ao aniversário de 80 anos do município.
Na última semana do mês, encerrando as celebrações pelo aniversário, um grande festival de música popular brasileira tomará conta da maior arena da Baixada Fluminense. A entrada será gratuita. No Ginásio Poliesportivo de Santa Cruz da Serra, ao lado do campus Duque de Caxias da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), às margens da Rodovia Washington Luiz, as apresentações irão de 28 a 31 de dezembro, contando, inclusive, com uma super queima de fogos na virada do ano. Todo o investimento é proveniente do Governo do Estado, através da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ).