No último domingo do verão, a temperatura deve ser alta no Rio de Janeiro e sem qualquer previsão de chuvas.
O sistema de alta pressão influencia o tempo em todo RJ, deixando os dias ensolarados com a máxima prevista de 40 graus. No sábado, a previsão era de 38 graus. Mas a capital bateu o seu recorde de maior sensação térmica já medida pelo sistema Alerta Rio, da prefeitura da capital fluminense. Segundo o órgão, a estação de Guaratiba, na zona oeste, registrou sensação térmica de 60,1ºC .
Para hoje, no Rio, a sensação térmica deve ser superior aos 50°C, segundo previsão do Sistema Alerta Rio, serviço de meteorologia da prefeitura.
O início da semana prevê para esta segunda (18) e terça (19), a passagem de uma frente fria em alto mar, bem afastada da costa. Isso deve favorecer a mudança da direção dos ventos, possibilitando a entrada de umidade do mar.
Isso deve diminuir um pouco as temperaturas, mas os dias devem seguir quentes e abafados.
A combinação entre a umidade na atmosfera com as altas temperaturas pode provocar pancadas de chuva bem isoladas e passageira no fim do dia. Os volumes não devem ser isolados. Na terça-feira (19), as pancadas poderão ser um pouco mais intensas, acompanhadas por raios e rajadas de vento moderadas.