Os servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e a população fluminense se uniram, nesta terça-feira (08), em uma missão de solidariedade: eles movimentaram a galeria do plenário da Casa para doar sangue. A ação, que foi realizada em parceria com o Hemorio, coletou 100 bolsas, quantidade suficiente para ajudar mais de 400 pacientes, já que cada bolsa de sangue tem capacidade de armazenar 450 ml, o suficiente para salvar cerca de quatro vidas.
A importância da iniciativa foi destacada pelo presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (PL).
“Essa foi mais uma relevante ação da Alerj voltada à população. Quero enaltecer também a parceria com o Hemorio, cuja estrutura e apoio foram fundamentais para que a campanha aqui na Alerj tivesse um resultado positivo. Agradeço aos servidores da Casa pela mobilização e a todos aqueles que doaram sangue”, disse o parlamentar.
Após passarem por uma triagem médica (para saber se estavam aptos ou não), os doadores contaram com seis cadeiras especializadas para coleta de sangue e disponibilizadas pelo Hemorio, além do suporte da equipe do Departamento Médico da Alerj. No final da coleta, eles receberam um lanche para repor as energias.
Responsável técnico pela coleta e médico do Hemorio, Odilon Valle comentou que a união com a Alerj é essencial para a promoção do incentivo à doação de sangue e que o material será usado para dar suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde do Estado do Rio. “Essa iniciativa é de suma importância para a gente, já que a tendência é aumentar a frequência e o número de sangue coletado porque a ida das pessoas ao Hemorio vem diminuindo. Isso mostra como a coleta externa é essencial”, explicou.
Doação passará a ser permanente na Alerj
Cada bolsa de sangue pode ajudar quatro pessoas e elas são usadas para diversos pacientes, como em casos de tratamento de câncer, traumas graves, cirurgias de grande porte e até anemias agudas ou crônicas. O diretor do Departamento Médico da Casa, Samy Chitayat, responsável pela organização da campanha, celebrou os resultados da coleta. Segundo ele, a Alerj pretende fazer da parceria uma iniciativa permanente. “A nossa intenção é fazer essa doação uma vez a cada semestre para ajudar a manter os bancos de sangue sempre com estoque positivo”, contou o médico.
Parlamentares da Alerj, como as deputadas Franciane Motta (União) e Marina do MST (PT), também abraçaram a causa. “Tenho certeza de que estamos fazendo uma contribuição enorme para a sociedade. Também serve de incentivo a todo mundo que possa vir doar”, disse Marina do MST, que convidou os funcionários de seu gabinete para participar da ação.
A onda de solidariedade ultrapassou as portas da Assembleia. A advogada Renata Albuquerque soube da iniciativa pelas redes sociais e aproveitou para renovar sua doação.
“Trabalho aqui perto e acho muito importante fazer campanhas em locais que facilitem a vida das pessoas, assim elas não precisam mais se deslocar para um lugar só”, elogiou.