A terceira edição da Remada Verde, que acontece no próximo sábado (28), das 7h às 11h, na Praia da Urca, Zona Sul do Rio, tem por objetivo divulgar a doação de órgãos. O evento conta com a parceria do clube de canoagem Rio Va”a e apoio do RJ Transplantes (Central Estadual de Transplantes do Estado do Rio de Janeiro) buscando conscientizar o público sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.
O dia 27 de setembro – Dia Nacional da Doação de Órgãos -, foi definido como a época mais dedicada à informação e conscientização sobre doação de órgãos e tecidos. A chegada da Primavera, enche a cidade de verde, cor que representa a esperança de renascimento que a doação proporciona.
A remada deste ano terá a participação de mais de 30 pessoas transplantadas, inclusive crianças. Ao ver essas pessoas remando, brincando, temos a certeza do que a doação de órgãos proporciona a vida!
Atualmente, no Brasil, mais de 62 mil pessoas estão à espera de um órgão ou de tecidos para transplantes. Muitos não resistem a essa espera.
A falta de informação faz com que muitas famílias, que têm um familiar em situação de potencial doador, recusem a doação. Na legislação brasileira, é a família que pode autorizar a doação de órgãos. Portanto, é fundamental conversar sobre doação de órgãos com a população.