O Flamengo fará parte de sua pré-temporada 2024 nos Estados Unidos, a partir de 18 de janeiro. Os treinamentos deverão ser realizados nas instalações do Orlando City, com sede em Orlando, na Flórida. Pelo planejamento, a delegação permanecerá em solo norte-americano por 14 dias.
Durante o período fará 2 amistosos, um deles contra o Orlando City. O diretor executivo da CBF School, Mário Alexander Cabral, considera muito promissora a visita do Rubro-negro. Segundo ele, há uma grande expectativa pela chegada do Flamengo.
“Como se sabe, a comunidade rubro-negra aqui é muito numerosa, diversas embaixadas espalhadas pelo país. Aqui no sul da Flórida, especificamente, sempre foi um sucesso desde as conquistas do Flamengo na Flórida Cup. Isso resultou até mesmo na abertura de uma loja Nação Rubro-Negra aqui em Orlando”, revelou Mário em entrevista exclusiva à Rádio Manchete.
As embaixadas fazem parte do programa de internacionalização da marca Flamengo. De acordo com Mário Alexander Cabral, há muitos americanos torcedores do Mais Querido e muito se deve a ídolos do passado.
“Ainda mais com crescimento do soccer (futebol) aqui nos Estados Unidos, há americanos que gostam e que se interessam. O pessoal mais antigo, da nossa geração, até um pouco mais velha, por exemplo, tem Zico como a referência. O que marcou foi aquela seleção que conquistou o Bicentenário da Independência Americana. Todo mundo conhece Zico aqui”, destacou.
A comissão técnica de Tite contará com uma estrutura de altíssimo nível para realizar toda programação de preparação do time rubro-negro. O estádio, inaugurado há eis anos, é patrocinado pelo Walt Disney World Resort.
“O Orlando City cresceu muito, passou por uma reestruturação interna, com aquisição de vários centros de treinamento preocupados com o desenvolvimento das categorias de base. Para o time profissional são quatro campos oficiais para treinos e um complexo de alojamentos, centro médico, tudo de pirmeira linha. O Flamengo não encontrará nada de diferente do que encontra nos maiores centros de treinamento do mundo, observou Mário.
Recentemente o presidente Rodolfo Landim participou de um encontro com dirigentes da Major League Soccer (MLS). Seu objetivo foi de conhecer o modelo de gestão de sucesso. De acordo com o diretor da CBF School, é a estrutura é bem diferente do restante do mundo.
“O modelo é de franquias. O principal foco é a saúde financeira, desenvolvimento do negócio, do business, o crescimento como o todo e não especificamente o resultado em campo. Se você tem um ano de sucesso que se justifique uma derrota em campo, isso não é um problema muito grande para eles. A gente tem muita coisa para aprender em termos de organização, de gestão, de negócio principalmente. Por isso é importante vir aqui para aprender”, comentou o dirigente.