No Dia Nacional da Imunização, celebrado nesta sexta-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) reforça a importância de manter a caderneta em dia. A data é uma iniciativa de promoção e incentivo à vacinação como forma de proteção individual e coletiva da população contra doenças imunopreveníveis, ou seja, capazes de serem evitadas pelas vacinas.
Com o propósito de levar os imunizantes a locais de grande circulação de pessoas e para alcançar uma cobertura vacinal ainda maior, a SMS, realiza constantemente ações de conscientização. Em maio, o município alcançou a expressiva marca de 20 milhões de doses aplicadas contra a covid-19.
Ao todo, são 18 vacinas de rotina ofertadas nas unidades básicas de saúde de forma permanente, durante todo ano nos pontos de vacinação distribuídos pela cidade. Os imunizantes estimulam a defesa do organismo a identificar e se proteger de vírus ou bactérias, com o objetivo de evitar mortes e até erradicar doenças. É o método mais seguro e fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções mais severas causadas pelos vírus em grupos mais suscetíveis.
No último dia 29, o município do Rio prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Influenza, com o objetivo de ampliar a cobertura da população e, principalmente, dos grupos prioritários, devido à sazonalidade das doenças respiratórias, mais comuns no inverno. Todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem se imunizar. A vacina previne contra os casos graves e complicações resultantes da gripe, principalmente em crianças e idosos.
No Rio, a vacinação acontece nas 237 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As unidades que funcionam com horário estendido e aos sábados podem ser consultadas na plataforma Onde Ser Atendido, no link: http://prefeitura.rio/ondeseratendido. A vacina também está disponível no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona de domingo a domingo, das 8h às 22h, e também conta com um drive-thru; e em pontos extras pela cidade, que podem ser consultados no link: https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/.
A orientação é para que pais e responsáveis levem seus filhos aos postos portando um documento de identificação e a caderneta de vacinação da criança ou do adolescente, para que o esquema vacinal seja avaliado pelos profissionais de saúde e atualizado, quando necessário. A SMS oferece uma cartilha com orientações sobre o calendário vacinal de rotina de crianças e adolescentes, com informações essenciais sobre cada imunizante disponível. O material pode ser consultado no site do EpiRio, pelo link: https://epirio.svs.rio.br/wp-content/uploads/2023/04/Livro_VacinacaoDaCrianca_miolo_PDFDigital-SiteInterativo_20230427.pdf