O Largo da Carioca se transformou num grande ponto de encontro – e de acesso a serviços – nesse dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
Para marcar a data, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Defensoria Pública se uniram para oferecer vagas de emprego, exames de mamografia, emissão de carteira de identidade, isenção de certidões, serviços de beleza e outros, envolvendo 22 órgãos e entidades estaduais, federais, além de instituições parceiras como o Sebrae. Tudo voltado somente para elas!
“O Dia da Mulher será o maior evento público de oferta de serviços inteiramente gratuitos e voltados às mulheres do estado. Teremos mais de 40 serviços gratuitos reunidos com um único propósito: fortalecer e reforçar o protagonismo da mulher. Essa é uma pauta prioritária do Governo do Estado” diz a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.
Quem passar pelo evento na Carioca, no Centro do Rio, poderá iniciar o dia com o Café da Trabalhadora e aproveitar para fazer exames, solicitar a emissão de documentos, usufruir de tratamentos de beleza ou receber orientações sobre direitos e encaminhamentos para programas e serviços do estado. Liderado pela Secretaria de Estado da Mulher, o evento contará com a participação do RJ para Todos e 17 secretarias e órgãos estaduais, além da Defensoria Pública do Estado do Rio, do Conselho Estadual de Direitos das Mulheres (CEDIM), do Sebrae, do Tribunal Regional Eleitoral e da Receita Federal, que se uniram para levar mais saúde, cidadania e bem-estar para a população feminina.
O mamógrafo móvel da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) estará no local. A unidade móvel de mamografia e ultrassonografia funcionará das 8h às 15h, e fará um total de 140 exames, 70 de cada modalidade. As mulheres ainda poderão tirar dúvidas sobre os exames e receberão instruções sobre a prevenção do câncer de mama. O atendimento será por ordem de chegada, com distribuição de senhas.
As equipes da Secretaria da Mulher estarão a postos, tirando dúvidas, dando informações sobre a rede de atendimento e proteção à mulher no estado, e oferecendo atendimento jurídico e psicológico. Com apoio do Sebrae, haverá também informações sobre empreendedorismo e regulamentação do MEI.
O Dia da Mulher vai acontecer das 8h às 15h, com distribuição de senhas das 7h às 13h. É necessário levar um documento oficial com foto para ser atendido e, para alguns serviços específicos, é necessário conferir a documentação necessária. Durante o evento, haverá apoio de intérpretes de libras.