As Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) de todo o estado realizam, nesta sexta-feira (08/03), o “Dia D” – ou melhor, o “Dia Delas” – da “Operação Átria”, como parte das celebrações do Dia Internacional da Mulher. Os agentes das 14 Deams do estado do Rio de Janeiro, em conjunto com as unidades dos demais departamentos da Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), vão intensificar esforços para capturar autores de crimes praticados contra mulheres, em razão do gênero.
A “Operação Átria” é uma ação, de caráter nacional, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. No estado, o Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM) está à frente do trabalho, que conta ainda com a parceria da Polícia Militar. A operação, que será concluída em 29 de março, inclui também ações preventivas, como palestras e ações sociais. A expectativa é de que o trabalho alcance todos os 92 municípios do estado.
Para concluir o “Dia Delas”, será realizada uma entrevista coletiva na Cidade da Polícia, às 17h. A delegada Tatiana Queiroz, diretora do DGPAM, e as titulares das Delegacias de Atendimento à Mulher vão apresentar os resultados da primeira semana da operação, além de comentar a importância de ações de enfrentamento à violência contra a mulher.