Moradores de Venda da Cruz participaram, na manhã deste sábado (30), de uma importante ação desenvolvida pela Subsecretaria de Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo, o “São Gonçalo Resiliente”, um exercício simulado de desocupação.
A ação consiste em capacitar os moradores para agir no deslocamento de suas casas de forma segura em caso de acionamento da sirene do Sistema de Alerta e Alarme até o ponto de apoio mais próximo, como forma de prevenir tragédias em períodos chuvosos. Em Venda da Cruz, o ponto de apoio é a Escola Municipal Professor Evadyr Molina, que fica na Rua Dr. Porciúncula, número 365.
“O ‘São Gonçalo Resiliente’ é uma ação de grande importância, principalmente para a conscientização da população. Nosso objetivo é criar uma cultura de prevenção no município. Acreditamos que, se a Defesa Civil praticar os simulados veementemente, mostrando nossa capacidade técnica, as pessoas serão cada vez mais participativas em aderir a nossas recomendações. Durante a ação, realizamos o acionamento da sirene e observamos a movimentação dos moradores para que possamos fazer as recomendações necessárias para casos de desocupação em episódios de períodos chuvosos”, disse o subsecretário da Defesa Civil, Major Felipe Nascimento.
Todo o processo de desocupação é iniciado com comunicação prévia aos moradores de cada região atendida e, posteriormente, é realizada a ação simulada. A sirene de alerta é acionada e os moradores recebem orientações sobre o deslocamento para o ponto de apoio em caso de chuvas fortes e intensas.
Ao longo da realização do simulado, os moradores da região receberam instruções dos profissionais da Defesa Civil sobre como agir em caso de desastres, cartilhas de orientação, e puderam escutar o som emitido pela sirene que foi acionada.
Atuando de forma integrada, a Defesa Civil de São Gonçalo convidou os alunos da Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva, que participam do projeto do projeto “Defesa Civil do Futuro” cujo objetivo é promover uma cultura de prevenção e percepção de risco, para poderem vivenciar na prática os ensinamentos recebidos na sala de aula.
A ação deste sábado (30) também contou com o apoio Secretaria de Saúde, que ofereceu serviços como aferição de pressão e avaliação odontológica aos participantes.
Além dos agentes e voluntários da Defesa Civil, funcionários da Gridlab Sistemas e Serviços, empresa responsável pela manutenção das sirenes da cidade de São Gonçalo, também estiveram na ação.
Prevenção – Desde o início da gestão do prefeito Capitão Nelson, a Defesa Civil de São Gonçalo tem realizado eventos de capacitação e treinamentos para seus servidores e também junto à população, para enfrentamento dos períodos de chuvas e prevenção de desastres como deslizamentos de terra e encostas.