A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu vai disponibilizar, entre esta quarta-feira (28) e a próxima sexta-feira (1º de março), em sua sede, um novo horário de atendimento exclusivo para os moradores da cidade que tiveram suas residências alagadas pelas chuvas intensas nos dias 13 de janeiro e 21 de fevereiro. Será realizado cadastramento de endereços e emissão de declarações para a solicitação do saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O atendimento será realizado das 8h às 20h na base operacional da Secretaria, na Avenida Luís de Matos, 72 – 2º andar, Bairro da Luz. A Defesa Civil também continua com os Postos de Atendimento ao Cidadão em vários bairros da cidade.
Os moradores deverão apresentar comprovante de residência em nome do trabalhador; documento de identificação do trabalhador; CPF e PIS/NIS. Caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro, é necessário apresentar certidão de casamento ou escritura pública de união estável.
A Secretaria de Defesa Civil esclarece que todos os endereços cadastrados precisam estar idênticos ao endereço contido no comprovante de residência que o trabalhador apresenta para dar entrada ao saque do FGTS pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal, na seção “saque do FGTS por situação de emergência”. Caso contrário, o pedido será negado devido a divergências no endereço. Mas, a retirada só vai ser possível se houver saldo positivo na conta e caso o trabalhador não tenha efetuado outro saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada.
A liberação pode ser feita pelo aplicativo FGTS até o dia 14 de abril deste ano. Quem tiver dificuldades com a ferramenta pode procurar uma agência da Caixa. Para realizar o saque 100% digital, basta baixar o App FGTS. O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais para os sistemas operacionais Android e IOS.
Tem direito ao saque o trabalhador titular de conta vinculada ao FGTS que resida no município que esteja em “Situação de Emergência”, conforme relatório da Secretaria Municipal de Defesa Civil encaminhado à Caixa.
O trabalhador que não tiver seu endereço cadastrado junto à Caixa ou não possuir comprovante de residência e que teve o interior da sua residência afetado por alagamento poderá procurar um dos postos oferecidos pela Prefeitura para Atendimento ao Cidadão. Nas sedes das secretarias municipais de Defesa Civil (SMDC) e de Assistência Social (SEMAS), além dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), equipes especializadas receberão as solicitações, cadastrando novos endereços e emitindo, após análise, uma declaração de residência exclusiva para o saque, se necessário.
Segue a lista dos bairros afetados: Adrianópolis, Ambaí, Austin, Bairro Botafogo, Bairro da Luz, Boa Esperança, Cabuçu, Cacuia, Caioaba, Califórnia, Campo Alegre, Carlos Sampaio, Carmary, Centro, Cerâmica, Chacrinha, Comendador Soares, Corumbá, Danon, Engenho Pequeno, Figueiras, Geneciano, Grama, Iguaçu Velho, Inconfidência, Ipiranga, Jardim Alvorada, Jardim Guandu, Jardim Iguaçu, Jardim Pernambuco, Jardim Tropical, Kaonze (Caonze) e Km 32.
Também fazem parte da relação, Lagoinha, Marapicu, Miguel Couto, Montevideo (Montividéu), Moquetá, Nova América, Nova Era, Ouro Verde, Palhada, Palmares, Parque Flora, Paraíso, Parque Ambaí, Ponto Chic, Posse, Prados Verdes, Prata, Rancho Fundo, Rancho Novo, Riachão, Rodilândia, Rosa dos Ventos, Santa Eugênia, Santa Rita, Tinguá, Tinguazinho, Três Corações, Valverde, Viga, Vila de Cava, Vila Guimarães, Vila Nova e Vila Operária.
Os sub-bairros dos bairros listados acima também estão inclusos na área afetada, dando direito ao saque ao cidadão que foi afetado. É importante priorizar o uso de comprovante de residência que contenha o nome do bairro onde resida e não o sub-bairro.
Como solicitar o saque FGTS
– Fazer o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro;
– Ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque” e acessar a cidade;
– Encaminhar foto de documento de identidade; comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação da Situação Emergencial;
– Selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
– O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
Lista dos Postos de Atendimento ao cidadão com horário normal, de 9h às 17h:
– Secretaria Municipal de Defesa Civil
– Avenida Luis de Matos, 72 – 2º andar, Bairro da Luz, Nova Iguaçu
– Secretaria Municipal de Assistência Social
– Av. Dr. Luiz Guimarães, 956 – Centro, Nova Iguaçu
– CREAS Comendador Soares
– Rua Havana, s/n – Comendador Soares
– CREAS Estrada de Ferro Leopoldina
– Rua Vianopolis, 97 – Nova América
– CREAS Valverde
– Praça Sebastião marcos da Costa Felipe, s/n – Valverde
– CREAS Moquetá
– Rua Maria Laura, s/n – Moquetá
– Centro pop
– Av. Governador Roberto Silveira, n 190 APT 101 – Centro
– CRAS Águas de Guandu
– Rua Arco Íris, s/n – Jardim Paraíso
– CRAS Austin
– Rua Mirim s/n – Austin
– CRAS Corumbá
– Rua Eliane de Azevedo, 215 – Corumbá
– CRAS Maxambomba
– Avenida Governador Portela, s/n – Praça Santos Dumont
– CRAS Monte Verde
– Rua Pedro Cunha, 48 – Ponto Chic
– CRAS Estação Morro Agudo
– Rua Formosa, 265 – Comendador Soares
– CRAS Bom Retiro
– Estrada Luís de Lemos, 2556 – Miguel Couto
– CRAS Serra do Vulcão
– Rua Sebastião de Melo, s/n – Jardim Nova Era
– CRAS Terra de Marambaia
– Rua Pelotas, 251 – Jardim Parque Estoril
– CRAS Fazenda Cabuçú
– Rua Abílio Augusto Távora, s/n – Valverde
– CRAS Fazenda São Bernardino
– Rua Victor Hugo, s/n – Vila de Cava