Na madrugada deste sábado (02), um novo tremor de terra de magnitude 0,89 foi registrado a cerca de 300 metros de profundidade em Maceió, segundo informações da Defesa Civil da capital alagoana. A cidade segue em alerta para o risco iminente de colapso na Mina 18, operada pela Braskem, e localizada no bairro Mutange.
De acordo com o órgão, o deslocamento vertical acumulado da mina é de 1,56 cm e a velocidade vertical é de 0,7 cm por hora, apresentando um movimento de 13 cm nas últimas 24 horas. A Defesa Civil reitera a recomendação para que a população não transite na área desocupada.
A Defesa Civil de Maceió já havia registrado nesta sexta-feira (01) um evento sísmico de magnitude de 0,39Ml a 330m de profundidade na região.
Também na sexta-feira (01), o prefeito de Maceió se manifestou nas redes sociais e agradeceu o apoio do governo brasileiro.
Agradeço ao presidente em exercício @geraldoalckmin, com quem acabo de falar, pelo apoio à Maceió. Pedi a ele para que o @governofederal, em parceria com a prefeitura, ampare a população que teve que sair de suas casas. É preciso novas moradias e que a Braskem seja…
— JHC (@jhcdopovo) December 1, 2023
O Conselho Nacional de Justiça está acompanhando a situação emergencial, decretada em Maceió.