O Congresso mantém uma avaliação estável, com 18% de aprovação e 35% de reprovação, segundo pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado (09). O levantamento, que ouviu 2.004 eleitores em 135 cidades na última terça-feira (5), mostra que 43% consideram o trabalho dos 594 parlamentares regular e 4% não souberam responder. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos
Os números são semelhantes aos da pesquisa anterior, feita em setembro, que apontou 16% (aprovação), 48% (regular) e 33% (reprovação). A rejeição ao Legislativo é maior entre os mais instruídos, que somam 41%.
A pesquisa também comparou o desempenho do primeiro ano dos eleitos em 2022 com o das legislaturas anteriores. A atual se sai melhor do que a de 2018, que tinha 45% de reprovação, 38% de regular e 14% de aprovação em dezembro de 2019.
Até o momento o Congresso avançou em itens da agenda econômica do governo e entrou em confronto com decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que considera que deveriam ser suas, como a ampliação do direito do aborto ou a derrubada do marco temporal para demarcação de terras indígenas.
Desde 1990, o Datafolha nunca verificou um momento em que a aprovação de deputados e senadores estivesse acima da reprovação e da percepção de trabalho regular pela população.
*Informações Folha de São Paulo