Uma criança de 12 anos realizou um ataque a tiros em uma escola primária da Finlândia na manhã desta terça-feira (02). Uma criança de 12 anos morreu e outras duas crianças estão gravemente feridas, de acordo com os serviços locais de emergência. O suspeito foi preso.
“Hoje, pouco depois das 9h (3h de Brasília), aconteceu um tiroteio em uma escola (…) no qual um aluno da sexta série morreu”, afirmou Ilkka Koskimaki, chefe de polícia da região. Ele acrescentou que outros dois menores ficaram “gravemente feridos”.
O ataque ocorreu na escola Viertola, em Vantaa, um subúrbio da capital Helsinque, que tem cerca de 800 alunos do primeiro ao nono ano e uma equipe de cerca de 90 pessoas, segundo o município local.
A polícia afirmou que o suspeito de 12 anos admitiu ter cometido os crimes e teria agido sozinho. Ele estava na capital, Helsinque, quando foi encontrado pelas autoridades. Informações preliminares da investigação mostram que a criança tinha um revólver registrado em nome de um “parente próximo”.
As primeiras autoridades chegaram nove minutos após o chamado de emergência, ainda de acordo com a polícia. A motivação do ataque ainda não é conhecida.
Quando o ataque foi iniciado, as crianças foram mantidas nas salas de aula e vários pais seguiram para a escola, onde foram atendidos pela polícia, segundo a rede de televisão pública Yle.
Um gabinete de crise foi criado, com profissionais da área da educação e funcionários da prefeitura, segundo a imprensa finlandesa.
O caso é investigado como assassinato e tentativas de assassinato, ainda de acordo com a polícia. “O perigo imediato acabou”, disse Sari Laasila, diretor da escola de Viertola, à Reuters.