Os Correios inauguram nesta segunda-feira (15), às 14h, na favela do Morro de Mangueira (RJ), o seu novo canal de atendimento, oferecendo aos moradores acesso ao serviço postal por meio de um local no próprio bairro para postar e retirar encomendas. É o primeiro canal de atendimento dos Correios com este perfil a ser instalado em uma favela do Rio de Janeiro.
O evento de inauguração contará com a presença do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos; do superintendente estadual dos Correios no RJ, Paulo Cesar Penha Da Silva Junior; do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; e do secretário municipal especial de Desenvolvimento Econômico e Solidário, Diego Zeidan Cardoso Siqueira, além de representantes e lideranças da comunidade do Morro de Mangueira, entre outros.
Durante a solenidade os Correios e a prefeitura vão firmar um acordo para a instalação de unidades em outras 20 favelas da cidade do RJ ao longo do ano. Além disso, a expectativa dos Correios é abrir, até o fim do ano, mais 30 unidades no estado, totalizando mais de 50 unidades em favelas cariocas em 2024.
O novo Ponto de Coleta dos Correios na Mangueira traz comodidade a mais de 20 mil pessoas que moram no local. A unidade terá um guichê de atendimento, instalado em uma área de 15 m2.
A inauguração da unidade é o passo inicial para o fortalecimento da presença dos Correios nas comunidades do Rio de Janeiro, reforçando o compromisso dos Correios, como agentes de políticas públicas do governo federal, para a inclusão social e o combate às desigualdades.
Correios Comunidade – A iniciativa faz parte do projeto Correios Comunidade, que visa levar os serviços postais para favelas nas grandes cidades, facilitando a vida dos moradores e dos empreendedores locais, estimulando o desenvolvimento da economia desses bairros. A primeira unidade do projeto foi inaugurada em novembro, em Paraisópolis, São Paulo/SP. Atualmente, os Correios entregam cerca de 700 encomendas a cada três dias no local, além de serem usados por empreendedores locais para a postagem de objetos.