A cidade de Niterói inaugura, no dia 27 de julho, o novo Mercado Municipal. Com mais de 170 lojas, o espaço foi totalmente reformado, depois de quase 40 anos com as portas fechadas. A área totaliza 9.700 metros quadrado. Ficando em funcionamento por mais de 40 anos, encerrou suas atividades na década de 70.
A construção faz parte do conjunto histórico e arquitetônico da região portuária da Cidade Sorriso. A obra manteve todas as características de arquitetura neoclássica originária.
O leque de opções no mercado vão desde a gastronomia à lojas de decoração. A diretora da aposta comercial, Rafaela Muniz, comenta que os mercados internacionais serviram de inspiração para o prédio niteroiense, como o Mercado da Ribeira, em Lisboa; o Mercado de São Miguel, em Madri; e o Mercado Municipal de São Paulo.
A Prefeitura e o Consórcio Novo Mercado Municipal fecharam uma Parceria Público Privada por 25 anos. O investimento foi de quase 70 milhões em três anos, sendo 30 milhões dedicados à reforma do prédio.
Além de agregar ao turismo do município, o empreendimento vai gerar 2 mil empregos diretos e indiretos. A expectativa é de que seis mil pessoas passem, por dia, pelo mercado.