O Conselho de Ética da Câmara sorteou, nesta quarta-feira (13), uma lista tríplice de indicados à relatoria do pedido de cassação do mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG). O parlamentar mineiro é suspeito de organizar um esquema de ‘rachadinha’ com funcionários de seu gabinete.
Foram sorteados para a relatoria os seguintes deputados: Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT), Guilherme Boulos (Psol-SP) e Sidney Leite (PSD-AM). A escolha final será feita pelo presidente do Conselho de Ética, deputado Leur Lomanto Júnior (União Brasil-BA).
O deputado é acusado de cobrar dos funcionários de seu gabinete o recebimento de parte dos salários deles. Áudios em que o parlamentar supostamente pede fatias dos vencimentos dos servidores foram divulgados na segunda (27). Na gravação, o parlamentar do Avante diz que os assessores precisariam ajudá-lo a pagar dívidas de campanha.
O áudio teria sido captado em 2019. Na gravação, feita por um ex-funcionário do deputado do Avante, há a menção a um assessor de Janones que, embora recebesse R$ 10 mil mensais, deveria repassar parte do salário ao deputado. Em 2016, o parlamentar disputou a prefeitura de Ituiutaba. Ele ficou em segundo lugar, com 13.759 votos – 24% dos votos.
Em uma declaração no ‘X’ (antigo Twitter), o parlamentar reafirmou nunca ter praticado “rachadinha” e ressaltou que jamais recebeu recursos de seus assessores para enriquecimento pessoal.