A Conmebol divulgou um documento com detalhes de como será o julgamento preliminar do zagueiro Manoel, do Fluminense, suspenso preventivamente por doping. A audiência será realizada pela Unidade Disciplinar da Conmebol na quarta-feira, dia 28 de junho, às 16h30 (de Brasília), por videoconferência. O jogador vai desfalcar o Tricolor por tempo indeterminado.
O exame detectou a presença da substância ostarina no jogador, depois da goleada sobre o River Plate por 5 a 1, dia 2 de maio, pela Libertadores, no Maracanã. Manoel ficou somente no banco de reservas. Ele pediu a contraprova da amostra. A suspensão vale para todas as competições.
O Fluminense colocou o seu departamento jurídico à disposição do zagueiro. Como está suspenso preventivamente, Manoel ficará fora de, no mínimo, três jogos: Atlético-MG (21/06), Bahia (24/06) e Sporting Cristal (27/06).
A ostarina é uma substância que influencia diretamente nos receptores ligados aos hormônios androgênicos, em especial a testosterona. A substância tem ação anabolizante, aumenta a massa muscular, a força e a performance.
O futebol carioca teve um caso recente de doping em competições da Conmebol. Em 2021, o zagueiro Miranda, do Vasco, foi flagrado em exame em partida da Copa Sul-Americana. Na ocasião, ele ficou suspenso por um ano e voltou aos campos em setembro do ano passado.